Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Twitter


calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Pesquisar

 


Carta aberta!

Sexta-feira, 20.09.13


"Caros Arrifanenses,

Como é do conhecimento geral, o Sr. Padre Marco António Silva foi dispensado pela Diocese das paróquias que tinha a seu cargo e já temos novo Pároco para o substituir.
Quando anunciou a sua saída, no fim-de-semana de 3 e 4 de Agosto de 2013, o Sr. Padre Marco Silva fez um comunicado nas eucaristias.
Infelizmente não pude estar presente mas chegou-me ao conhecimento que no altar terão sido proferidas mentiras, razão pela qual, em 7 de Agosto de 2013, enviei o e-mail que infra transcrevo para o Sr. Padre Marco António Silva (do mesmo dei conhecimento a vários membros da Estrutura Eclesiástica):

“Exmo. Sr. Padre Marco Silva,
Antes de mais quero dizer-lhe que, apesar de já ter conhecimento que tinha sido dispensado das funções que exercia, não era de todo minha intenção contactar novamente com V.ª Exa. Apraz-me, no entanto, dizer-lhe que me congratulo com a sua “dispensa”, principalmente da minha Paróquia, Arrifana.
Todavia, V.ª Exa. trocou-me as voltas e, nas Missas Vespertina de 03.08.2013 e Dominical de 04.08.2013, em Arrifana, fez um comunicado que me obriga a contactá-lo para reposição da verdade.
Foi com estupefacção e indignação, mas não com surpresa, que soube que V/ Exa. tinha mais uma vez usado o Altar Sagrado para fins que nada têm a ver com a Celebração Eucarística.
Infelizmente, V.ª Exa. aproveitou-se da sua posição de Pároco e do lugar Sacro onde estava para se justificar perante a comunidade numa atitude abusiva, impúdica e absolutamente desnecessária.
Ao que pude apurar, V.ª Exa., sem qualquer pejo, ter-se-á vitimizado e terá atacado pessoas que não tinham possibilidade de defesa, não só porque não estavam presentes, mas também porque não têm acesso a discursar no altar da Igreja como V.ª Exa.
Como Padre, V.ª Exa. tem obrigações acrescidas no que respeita à verdade e, pelo que me disseram, V.ª Exa. terá cometido sacrilégio; a ter sido assim, entendo absolutamente lamentável a sua falta de coragem.
Uma das coisas das quais se terá vitimizado foi de que tem sido perseguido com comunicados na Comunicação Social na sequência do encerramento do ATL e consequentes despedimentos.
Pois bem, sendo eu subscritor de alguns comunicados e um dos principais críticos da sua forma de gerir o Centro Social e Paroquial de Arrifana, senti que tal mensagem me era dirigida.
Assim, e como tenho a certeza que o discurso que fez estava escrito, solicito-lhe que me envie uma cópia para eu poder analisar e agir em conformidade.
No seu discurso terá dito que já percebeu que nós não íamos desistir, mas alguma vez tal lhe passou pela cabeça?
Como o Sr. Padre bem sabe, sempre defendi a verdade e pela mesma vou até onde for preciso e envolvo quem tiver que envolver. Não é porque as pessoas estão protegidas por esta ou por aquela entidade que eu me calo, nunca o fiz nem o faço.
Passados 4 anos, já devia ter percebido que eu e os meus estamos imunes a pressões, venham elas de discursos no altar ou de outro lado qualquer.
Pretendo reiterar também que na minha opinião, eu e o Eng.º João Pinheiro sempre fomos os seus melhores amigos, pois demos-lhe pelo menos meia dúzia de oportunidades para através do diálogo o ajudarmos a resolver o problema que o Sr. Padre Marco criou na qualidade de Presidente do CSPA.
Saiba que reservo o direito de tornar pública a minha posição, nomeadamente na Comunicação Social.
Fico pois a aguardar a entrega do seu discurso e, se V.ª Exa. assim entender, podemos combinar no sentido de mo entregar pessoalmente.
Sem mais de momento, subscrevo-me com cordiais cumprimentos,
Vitor Hugo Pinho
…”

Esta carta aberta visa unicamente dar conhecimento público da minha resposta ao discurso do Sr. Padre Marco Silva nas Eucaristias que acima mencionei.
Não a tornei pública antes por entender que o assunto podia ser resolvido em privado, mas mais uma vez o Sr. Padre Marco Silva não teve coragem de dar a cara.
Nem ele, nem nenhum dos membros da Estrutura Eclesiástica a quem dei conhecimento do referido e-mail.
Diz o velho ditado que “águas passadas não movem moinhos” e, por isso, a “Era Padre Marco Silva” à frente do CSPA terminou, agora o Sr. Padre Marco só tem que responder pelas suas decisões perante a justiça.
Espero sinceramente que o Sr. Padre Marco Silva tenha saúde e coragem para enfrentar os julgamentos.
Quero informar também que até à data ainda não tive conhecimento dos resultados da Auditoria que há mais de 4 anos insisto para que seja feita às contas do CSPA.
Por que será?
Congratulo-me com o início de uma nova era na Paróquia de Arrifana e despeço-me com os meus cordiais cumprimentos,


Vitor Hugo Pinho"

Fonte: O Regional

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 10:20

13 comentários

De Anónimo a 20.09.2013 às 12:13

Jesus que é Jesus,e n me refiro ao do benfica, não sei se perdoava uma destas! e este senhor quer ser alternativa na lista dos independentes!!!
night rider

De Dani a 20.09.2013 às 17:50

o Pe. Marco falou em nomes????????????
eu n ouvi. e ficou assim tão afectado pk? serviu a carapuça?
usou o altar? eu vi o sr. Padre a falar para a comunidade na estante, e não no altar, para alguem tao culto chamar altar a uma simples estante é um pouco mau.
e com amigos como voce e o João Pinheiro não é neccessario ter inimigos.
Sim é uma verdade que conseguiu aquilo que queria (que era ver o Padre Marco fora daqui) mesmo não sendo o melhor para a paróquia para si e para o pinheiro é um alivio.
mas ameu ver a paroquia ficou a preder

De Anónimo a 20.09.2013 às 19:34

Mandar bocas na igreja é fácil dificil é assumi-las. Este gajo não se cala com a auditoria.

De Anónimo a 20.09.2013 às 21:45

Este Senhor Vitor Hugo é tão engraçado... Então é paroquiano e não estava na missa...
Até tem jeito pra coisa, parece que está a falar com o Presidente da República.
E afinal ele é que é bom e até amigo... Ouve-se cada coisa, quase que acreditamos.

De Anónimo a 21.09.2013 às 21:21

Pois!
No fundo o que conta são factos!
Dói...Dói, mas é a realidade!
Quanto ao resto e por mais boatos que existam, é na justiça que o assunto está e vai ser resolvido! E o resultado está á vista! > 5 arugidos
Só mais uma coisita, quem constitui os cidadãos arguidos é a justiça, via Ministério Público. Se o PUDER fosse desse senhor não tenho dúvida que alguns já estariam "PRESOS!" e outros não opinavam do que não sabem!.....

De eu a 21.09.2013 às 22:36

Afinal em época de eleições tudo é normal. Quem é este Vítor Hugo pinho??? Em que lista está ou quem apoia?

De Anónimo a 22.09.2013 às 16:55

Exmo.Sr Vitor Hugo Pinho
Mesmo não o conhecendo pessoalmente penso que posso afirmar que é uma pessoa muito inteligente.
Assim sendo deveria usar esses talentos todos que pensa possuir para algo construtivo e não como vem fazendo até hoje que é apenas destrutivo.
V.ª Exa. está tão empenhado em fazer uma justiça de vingança que não consegue perceber que está a destruir antes de mais a sua imagem.Na sua frente muitos lhe dizem que está a fazer bem mas pelas costas não é isso que dizem de V* Exa nem do seu grande companheiro de jornada.
V* Exa afirma que não irá parar. Pois bem mas uma coisa eu lhe digo ,se o CSPA fechar hà muita gente que vai ser colocados a sua porta e do Sr engenheiro,e assim as vossas V*Exmas esposas cuidarão de todos e viverão todos felizes para sempre....
Será esse o vosso objectivo????
Cumprimentos .

De Anónimo a 23.09.2013 às 09:26

Em Arrifana e até no próprio concelho da Feira existe uma elite ligada à politica que costuma viver à margem da Lei a coberto da politica e dos políticos. No pensamento daquelas ilustres cabeças a Lei não é para cumprir, é demagoga. Houve tempos em que a politica e os padres (Igreja = homens ) cobriam tudo e todos, agora os cidadãos são mais informados e inteligentes e a Justiça sente-se acossada e tem que atuar, nem que seja só para a fotografia. Não creio que o Ministério Publico tenha decidido no sentido de colocar meia dúzia de artista com Termo de Identidade e Residência por toma lá aquela palha. Conhecedor dos meandros da Justiça, esta medida assim como a prisão preventiva, são das últimas que os Srs. Juízes tomam, preveligiam sempre a liberdade dos cidadãos em primeira instância, só quando existem motivos fortes é que avançam para este tipo de medidas. Porque as tomaram ???

De Anónimo a 23.09.2013 às 18:38

O Pinheiro e este Vitor Hugo foram muito amigos do Padre Marco. Avisaram das borradas da paróquia antes de ele fazer asneiras, depois só acompanharam o Padre no caminho que ele escolheu. O Padre em vez de os ouvir deu ouvidos aos conselheiros do centro e da fábrica da igreja e deu no que todos sabemos, era padre e agora é arguido. O padre que dê ouvidos ao arguido panela e se o centro fechar alguém vai responder por gestão danosa e não me parece que seja quem está de fora.

De Alguém indignado a 07.10.2013 às 16:10

Caros, esta história do CS já mete nojo. já ninguém aguenta...nenhum Padre vos serve e ao que parece assim só posso dizer...querem vocês presidir a instituição? Pelo amor de todos...o MEU dinheiro de contribuite a financiar tribunais para discutir o despedimento e desenrolar dos mesmo? Tantas almas neste país que são despedidas todos os dias e muitas vezes com uma mão à frente e outra atrás que sei que não é o vosso caso. Menos...tenham vergonha. O povo de Arrifana não merece ficar mal visto por causa de uma meia dúzia de incorformados. Merecemos ter pároco e que ele fique. Vão arranjar emprego por favor...se tivessem o que fazer não despendiam tanto esforço nisto.
Deixem os outros trabalhar.

De Informado a 08.10.2013 às 13:36

Os padres são seres vivos e humanos como qualquer cidadão português.
Logo tem regras, direitos e deveres, como qualquer outro cidadão! Até aqui julgo que todos estamos de acordo...
Ninguém, pelo menos que eu conheça está contra padres ou outros cidadãos que cumpram as regras deste país!
Se eu enquanto cidadão mentir às entidades oficiais, tribunais, juízes, etc...tenho que me sujeitar às consequências. certo?
Para os outros as regras devem ser iguais! Concordam ou discordam?
Não é por estar ligados à Igreja, e aqui concordo que deviam ser ainda mais puros e colocar em prática o que apregoam, que podem mentir nos tribunais! Certo?!
Se mentiram, paciência as regras são iguais para todos!....
Acreditam na constituição de arguido com termos de identidade e residência só por abrirem uns simples cacifos!! Se sim, serão muito ingénuos....
Lamentavelmente com mentiras estão a cada dia que passa ganhando tempo mas colocando em causa o futuro das instituição e de quem necessita de míseros 400€, mas os santos que ganham €2.000,00, sem saber como, consolam-se!
Acordem!

De DE ALGUÉM MUITO INDIGNADO a 09.10.2013 às 19:52

Se o SEU dinheiro como contribuinte anda a financiar este caso queixe-se ao CS porque quem paga a defesa das funcionárias são elas com o dinheiro delas e não com o seu, nem com o meu, nem com o da instituição. Vamos lá ver que as funcionárias já não têm direito a levar a julgamento a entidade patronal. O direito ao trabalho ainda existe.
A sua indignação cheira-me a medo dos podres que vão ficar provados no julgamento, se ainda não é arguido pode ser que chegue a sua vez. Se nunca geriu o CS não se preocupe que eu também não.
Acho que elas fazem muito bem em não aceitar que lhes paguem pelo silêncio, meninas força que estes indignados não sabem o que dizem, estão só com medo.
Se está indignado vá ter com o subsritor da carta e diga-lhe isso, responder anonimamente a quem assina na minha terra chama-se covardia, mas tem razão já mete nojo.

De Anónimo a 12.10.2013 às 20:03

Este já está a sujar a cueca quando chegar o grande dia borra-se todo.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...