Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728


Pesquisar

 


Avanço do mar ameaça habitações

Quinta-feira, 17.02.11

Avanço do mar ameaça habitações em Ovar
 
O avanço do mar no concelho de Ovar, particularmente no Furadouro e em Esmoriz deixa bem claro que o Governo falhou na protecção das populações.
 
O Bloco de Esquerda considera extremamente preocupante a realidade vivida no dia de hoje em Esmoriz, com o avanço do mar a levar a água ao Bairro dos Pescadores. As vagas de 9 a 10 metros colocam em risco habitações e pessoas e exigem uma rápida resposta das entidades públicas.
 
A situação vivida no Furadouro demonstra, igualmente, que as intervenções que existiram na orla costeira foram completamente desajustadas. Durante o dia de hoje as ruas voltaram a ser banhadas pela água do mar e esta chegou a habitações e ao comércio.
 
O Bloco de Esquerda lembra que a costa portuguesa já recebeu centenas de milhões de euros em obras pesadas. A ineficácia destes investimentos é visível em particular no Furadouro e em Esmoriz. As obras para estes dois locais, ao abrigo do Plano de Acção para a Orla Costeira, atingiram os 6 milhões de euros no último ano, que demonstram terem sido completamente desperdiçados.
 
O Bloco de Esquerda considera que é necessário tirar as devidas conclusões sobre as opções técnicas escolhidas para travar o avanço do mar, cujos custos são astronómicos e os resultados extremamente reduzidos. Por outro lado, importa salvaguardar os interesses das famílias e garantir que as situações que necessitem de auxílio tenham uma rápida resposta. Por último, é relevante tirar as devidas conclusões sobre a política urbanística que foi escolhido para a costa portuguesa, escolhas que agravaram os problemas decorrentes do avanço do mar.
 
O deputado Pedro Filipe Soares, eleito do BE na Assembleia da República, já exigiu uma rápida resposta do Governo que permita salvaguardar as pessoas e os bens agora ameaçados. Por outro lado, exige esclarecimentos sobre as escolhas das soluções implementadas que não atingiram os seus objectivos.
 
O Bloco de Esquerda realizará uma visita ao Bairro dos Pescadores no próximo sábado, dia 19, para tomar conhecimento no local do resultado do avanço do mar, bem como das condições de vida desta população.
 
Ler aqui as perguntas do deputado Pedro Filipe Soares colocadas ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território
 
 
Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 22:53


Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...