Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Autarquia de Santa Maria da Feira, sem respostas eficazes para combater a pobreza

Segunda-feira, 13.12.10

Autarquia de Santa Maria da Feira, sem respostas eficazes para combater a pobreza
 
O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acompanhado por vários dirigentes da Concelhia, visitou a A.D.A.I, “Associação De Acolhimento Integrado”, com sede na Freguesia de Sanguêdo, concelho de Santa Maria da Feira.
A ADAI, tem actividade em vários Concelhos, fazendo um trabalho de acompanhamento e apoio no terreno de várias famílias carenciadas do Concelho de Santa Maria da Feira.
 
Na reunião ficou evidente, que o aumento do desemprego trouxe acoplado um acréscimo exponencial da pobreza e exclusão social no Concelho da Feira.
 
O BE comprovou que a tão propalada rede social institucional (coordenada pela autarquia) está longe de ter um funcionamento minimamente aceitável.
 
Para a Autarquia a pobreza serve apenas e só, para campanhas propagandísticas. Através de iniciativas mediáticas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tenta passar uma imagem de preocupação social, que infelizmente em nada se coaduna com a realidade. É exactamente o mesmo que já vem acontecendo há décadas com os empregadores locais, que suportados pelo pagamento de baixos salários, mantêm os seus colaboradores reféns de situações económicas débeis.
 
Para Alfredo Henriques e restante executivo, a caridade é a única forma de combater a pobreza.
 
BE relembra as palavras sábias de Jean-Paul Sartre, "A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos."
 
Torna-se indispensável que a autarquia, de uma vez por todas, se assuma como motor de combate eficaz à pobreza.
 
A Autarquia deve Estabelecer e dinamizar uma interacção entre instituições (independentemente da cor partidária dos dirigentes dessas Associações), grupos e pessoas que trabalham no terreno da luta contra a pobreza e exclusão social; Promover acções nos mais variados âmbitos que aumentem a eficácia das políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social; Promover a integração social e o desenvolvimento cultural, económico, moral e físico das pessoas que vivem em situações de pobreza e exclusão social.
 
2010, é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Infelizmente uma vez mais, Santa Maria da Feira está no carro vassoura do combate à pobreza e exclusão social.
 
O Bloco de Esquerda pergunta também: onde estão as promessas sociais que os autarcas eleitos pelo PSD e PS para as várias Juntas de Freguesia do concelho tanto proclamaram? Farão parte do mesmo embuste do executivo Camarário?
 
 
Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 19:00


Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...