Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Maio 2010

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


ATL - Comissão de pais avança para tribunal

Segunda-feira, 10.05.10

 

Alguns pais das crianças que frequentavam o ATL do Centro Social e Paroquial (CSP) de Arrifana, encerrado no final do ano lectivo 2008/2009, "vão avançar com uma acção" judicial contra a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Vitor Hugo Pinho, consultor da comissão de pais, prometeu que "tudo" será feito para reabrir o ATL, se possível "já no próximo ano lectivo". "Não paramos de lutar" garantiu, por seu lado, João Pinheiro.
Numa sessão de esclarecimento, ao final da tarde de sexta-feira na Junta de Freguesia, a comissão reuniu com cerca de uma vintena de pais, para dar conta dos esforços mantidos e tendentes ao apuramento dos motivos que levaram ao fecho da valência. E as razões que ditaram o recurso ao Tribunal têm a ver com os resultados das demandas feitas na Segurança Social, mas também com a pesquisa realizada nos próprios documentos da IPSS - que os teve de entregar a "pedido" do Tribunal.
"Fomos à procura da verdade" - sublinhou Pinheiro. Vitor Pinho foi apresentando alguns dos resultados obtidos com esse trabalho. Os responsáveis da comissão de pais desmentiram que, nos últimos anos, o Centro tenha obtido maus resultados financeiros e que os mesmos tenham sido a causa para o encerramento do ATL. Baseado na pesquisa documental, Pinho garantiu que os prejuízos alegados pela direcção da IPSS "não existem" e que o responsáveis do CSP incluíram nos custos da valência de ATL "vencimentos de funcionárias que não trabalhavam nela", de forma a inflacionarem os encargos, para assim justificarem a decisão.
Em Fevereiro deste ano, a comissão de pais reuniu com a Segurança Social, tendo, segundo Vitor Pinho, recolhido algumas informações relevantes. Disse que aí confirmaram que "o Centro não tinha as dificuldades que dizia ter", antes acumulava lucros - no final de 2008 tinha "mais de 100 mil Euros em depósitos bancários" - e, que os dirigente do CSP terão informado Aveiro de que, além de não existirem crianças suficientes para o funcionamento do ATL, os pais Arrifanenses até estavam "satisfeitos" com a integração dos seus filhos no ATL das escolas. "As mentiras são mais que muitas" - conclui Pinho.
O "TF" tentou, sem sucesso, contactar o padre Marco António Silva, presidente do CSP, para que comentasse a situação. In TF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Administração às 20:35

5 comentários

De Comissão de Pais a 10.05.2010 às 23:23

Alguma da informação atribuida à Segurança Social foi conseguida junto do próprio Centro Social e Paroquial de Arrifana e não através do organismo publico como a noticia refere.

Por essa razão a mesma vai ser alvo de ligeira correcção.

De Anónimo a 11.05.2010 às 13:46

Perante este escândalo não está na altura de o Padre promover um esclarecimento publico aos arrifanenses?
Isto é das maiores vergonhas que já se terá assistido em Portugal, uma instituição particular de solidariedade social, esquecer-se das OBRIGAÇÕES SOCIAIS.
Isto foi tudo obra do Panela (o resto só lhe dá cobertura porque tem que ser). Aos restantes 6 aconselho a que saltem fora quando o fogo ainda não chegou ao cu, porque já faltou mais.
Já deviam saber que o segredo que segura o Panela no Centro já está do lado de fora, se não revela o Panela revela quem sabe.
O rastilho ainda só agora foi aceso, ai quando o escândalo rebentar a sério (vai fazer mexer mortos).
Quem tornou este caso publico foram os responsáveis pelo Centro quando se fartaram de dar entrevistas com mentiras nos jornais.
E agora Maria Aurora?
Há que aguentar e adiar o problema.

De Anónimo a 11.05.2010 às 23:00

Eu gostava de viver numa terra onde proclamassem estes valores "humanidade e cristianismo" tal como o santo padre pediu.
Atrevo-me a dizer mais honestidade e transparência são necessárias por parte do nosso pastor.
Se falhou tem que se retratar, se quem mente são os pais têm que ser retratados, a bem da sempre proclamada transparência.

De Anónimo a 12.05.2010 às 22:29

A comissão de pais fez quase tudo bem feito, mas esqueceu-se de um detalhe.

A informação já chegou ao D. Manuel Clemente (Bispo do Porto) ou a V/ carta foi filtrada? Falaram com ele directamente?
O Sr. Bispo é uma excelente pessoa e aposto que não tem conhecimento do que se passa em Arrifana, ou se tem só conhece uma versão da história e neste momento vocês podem estar a ser vistos como ovelhas ranhosas quando só procuraram a verdade.

Fiquem com a ideia e continuação de bom trabalho.

De Anónimo a 13.05.2010 às 12:53

Esta situação é lamentável e dou força a esta comissão de pais, força continuem.
É preciso arrumar a casa em arrifana.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...