Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Maio 2010

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


UPA não pára

Quinta-feira, 06.05.10

A palavra cidadania tomou conta do nosso dia-a-dia. Ela está presente no discurso de políticos, educadores, líderes comunitários, organizações não governamentais, nos jornais, rádio, internet e televisão…Isso pode significar uma mudança de mentalidade que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, mas também pode resultar na banalização da palavra, esvaziando seu verdadeiro significado, pois muita gente confunde cidadania com poder político. A ideia de cidadania é muito antiga, remonta à “pólis grega”, há cerca de 2.500 anos, e foi mudando ao longo da história. Não é de hoje que o homem tenta criar mecanismos para viver numa sociedade justa e igualitária. Essa concepção está vinculada ao surgimento da vida de uma terra, à participação nas decisões sobre os rumos da vida social e ao exercício de direitos e deveres dos cidadãos. Alguns momentos importantes desse processo foram: a Independência dos Estados Unidos; a Revolução Francesa; a criação da Organização das Nações Unidas - ONU, após a Segunda Guerra Mundial…O mundo foi crescendo de encontro com aquilo que hoje chamamos de direito à cidadania. Leia o resto aqui

 

Numa passagem pelo site da UPA reparei que o tema Cidadania tem sido muito lido. Para quem ainda não teve a oportunidade de o ler deixo aqui a oportunidade, mesmo sem pedir autorização à autora, espero não ser "morto".

 

Visitem a UPA, os arrifanenses aprendem muito ao ler o que por lá se passa. Ainda há bem pouco tempo foi colacado um novo artigo de Zulmiro, sobre a Assembleia que me deixou muito admirado e que vos vai admirar também.

O nosso presidente descobriu a velhice.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por kolaborador_4 às 22:03

3 comentários

De anonimo a 07.05.2010 às 16:47


Ser velho não é sinónimo de atrazo ou de indiferença perante a vida. Mas concordo que o nosso presidente já deu o que tinha para dar, por isso acho bem outro ocupar o seu lugar; tanto faz que este seja uma pessoa nova ou de idade, o importante é o dinamismo. Na minha opiníão um bom exemplo seria o Sr. Zulmiro Familiar, pessoa que a pesar da sua idade tem a genica que falta a muitos outros que só tem conversa.

De Anónimo a 07.05.2010 às 18:37

Para melhor está bem, está bem , para pior já basta assim.
O zuzu para presidente?
Saudinha da boa.

De anónimo a 07.05.2010 às 18:49


Velho são os farrapos. Eu tenho 67 anos e penso que a pesar de termos que dar lugar aos mas novos, em certas situações o peso da idade faz grande diferença já seja na capacidade de dicernir, na habilidade de olhar pela nossa experiença o que é o melhor. Não digo que os que tem 40 ou 50  não consigam, mas lhes falta a experiença que só a vida dá. VIVA OS IDOSOS pois tambem sabemos ser  e nos sentir como jovens. Está tudo nas nossas cabezinhas.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...