Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Novembro 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Pesquisar

 


Bombeiros salvam criança

Quinta-feira, 12.11.09

Parabéns aos nossos bombeiros.

 

"Uma menina de seis anos sobreviveu a uma paragem cardíaca graças à acção dos Bombeiros de Arrifana, anteontem ao meio-dia. A criança está internada no Hospital de Santa Maria da Feira, onde já está a recuperar.

Joaquim Amorim, Paulo Santos, Álvaro Neves e Ricardo Costa, bombeiros da corporação de Arrifana, não vão esquecer o dia em que salvaram a pequena Maria Rita Silva da "morte certa". A menina, natural de Janarde, Arouca, regressava de uma viagem ao Porto, com a mãe, Lúcia Tavares, quando começou a ter convulsões dentro do autocarro.

"Mal a viatura encostou na berma o Joaquim e o Paulo, que vinham mesmo atrás numa carrinha de transporte de doentes, saíram para ver o que se passava", conta Álvaro Neves. Os bombeiros só tiveram tempo de receber das mãos do motorista a pequena Maria Rita, já inanimada e completamente roxa.

"O condutor só chorava a dizer que ela já estava morta", recorda Ricardo Costa. Os bombeiros não perderam tempo, e mesmo sem o equipamento necessário começaram a tentar reanimar a criança.

"A menina conseguiu respirar mas estava muito fraca, precisava de ser hospitalizada", explica Ricardo Costa. Por sorte, a ambulância em que seguiam Ricardo e Álvaro, que regressavam do Hospital da Feira, passou pelo local quando os colegas tinham acabado de reanimar a menina. Levaram a menor de imediato para o hospital" In Correio da Manhã

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 12:30

17 comentários

De Anónimo a 12.11.2009 às 18:17

Aqui está a prova de que os nossos Bombeiros são em boa verdade heróis, mesmo que alguns queiram fazer dos Bombeiros de Arrifana uma má corporação.

De Anónimo a 12.11.2009 às 19:36

Graças a Deus ainda foram a tempo. Deus é muito grande. Por certo estes homens foram para suas casas imensamente felizes pelo dever cumprido, ou não fosse o lema deles "Vida por Vida". Parabéns não só a estes mas a todos os Bombeiros Voluntários deste País que anonimamente vão fazendo o bem dia após dia.

De Anonimo a 12.11.2009 às 23:02

Viva os nossos Bombeiros de Arrifana... Sempre mostram estar prontos para qualquer tipo de incidente e com capacidade de resposta para qualquer situação com bombeiros formados ao contrario do que muita gente pensa e critica na vez de apoiar e minimamente tentar ajudar so tentam é arrasa-los mas eles são mais fortes do que isso e sempre prontos a nos socorrer... FORÇA E UM BEM HAJAM AOS NOSSOS BOMBEIROS DE ARRIFANA!!!

De ze a 13.11.2009 às 10:02

Parabens aos respectivos bombeiros.

De Maria Padeira a 13.11.2009 às 11:52

A função deles é mesma esta "SALVAR", para o bem de todos, parabéns aos dois jovens e que o resto da corporação invista cada vez mais na formação só assim estão preparados para estes actos. Para aqueles que só lá estão a denegrir o bom nome de todos os bombeiros portugueses saiam fora e deixem trabalhar quem sabe e quem gosta daquilo que faz.

De Anónimo a 13.11.2009 às 20:36

Um grande bam-haja aos heróis porque de facto o foram.
Importa também referir que não seria descabido as empresas de transporte de passageiros formarem os seus condutores para a prestação de primeiros socorros.
Desta vez felizmente estavam perto os nossos bombeiros, mas podia ter sido muito grave.
Fica o alerta...

De Maria a 13.11.2009 às 20:41

Muitos parabéns.
Concordo com o comentário anterior, todos deviam ter formação para casos de emergência, pelo menos 1ºs socorros.

De anonimo5 a 15.11.2009 às 18:06

Como a vida por vezes pode ser ironica... Um dos bombeiros de quem se fala nesta noticia è o mesmo de quem se fala na noticia do kaska com o nome "Arrifana é noticia"! Foi o bombeiro que reanimou a pequena Maria Rita! È claro que quem erra perante a sociedade tem que pagar perante a sociedade (embora ainda nada tenha sido provado em tribunal) mas o que eu gostava que ficasse bem claro neste blog é que a pessoa em questao nao è o monstro que algumas pessoas querem fazer parecer! Conheço-o bem e caso seja verdade o que se tem falado a seu respeito, sou eu o primeiro a condenar tal conduta, talvez só conheça o lado bom desta pessoa e como tal, tenho todo o gosto em dizer que sou seu amigo do peito e deixo-lhe aqui um um grande abraço. FORÇA AMIGO! Já que estou a falar do assunto, aproveito para informar os leitores do kaskaedeskaska que podem estar descansados, pois este bombeiro, enquanto tal, nao vai ter oportunidade de lhes roubar a carteira, tal como foi dito na tal noticia pois, no mesmo dia em que salvou a vida á pequena Maria Rita o referido bombeiro entregou o seu pedido de demissao dos bombeiros. Peço desculpa por me estar a alongar mas nao queria perder a oportunidade para esclarecer o seguinte: na noticia "Arrifana sem INEM" há um comentario de um bombeiro de s.j.m. que diz que Arrifana nao tem INEM porque os seus bombeiros nao têm formaçao. A formaçao (que é muito importante) de que este bloguer fala é o curso para TAS (que quer dizer Tripulante de Ambulancias de Socorro, curso de 225 horas). Em Arrifana e em todo o país, para se ser bombeiro è necessário que se tenha no minimo o curso para TAT (que quer dizer, Tripulante de Ambulancias de Transporte, curso de 35 horas, curso que foi substituido pelo curso de TS, que quer dizer Tecnicas de Socorrismo e que tem a duraçao de 50 horas). Perante este esclarecimento ás pessoas menos informadas, gostava de esclarecer alguns pontos: 1º- o bombeiro que salvou a vida á menina nao tem o curso de TAS; 2º- esse ex-bombeiro tem o curso TS; 3º- mesmo sabendo que o curso para TAS é um curso mais completo, ficou provado que os conhecimentos de TS sao suficientes para se efectuarem reanimaçoes em pessoas em paragem cardio-respiratoria, e desta forma, salvar-lhes a vida; 4º- todos os bombeiros de Arrifana, do mais novo ao mais velho têm no minimo o curso de TAT; 5º- os bombeiros de ARRIFANA têm alguns elamentos com o curso de TAS, ao contrário do que se quer fazer crer; 6º- os bombeiros de Arrifana mesmo nao tendo INEM, socorrem a sua populaçao muitissimas vezes com bombeiros formados com o TAS; 7º- os bombeiros de S: Joao da Madeira, ao contrário do que querem fazer crer, socorrem muitissimas vezes a populaçao com ambulancias do INEM mas sem bombeiros com o curso de TAS. Para o comprovar, basta estar no hospital da Feira e ver qual a tripulaçao que sai de dentro das suas ambulancias. E para já, mais nao digo.

De Fonte segura a 18.11.2009 às 15:23

Sr(a). anónimo 5 sabes tanto e no final não sabes é nada, onde é o teu dói dói?? Tens inveja de quê ou de quem??

De anonimo5 a 18.11.2009 às 21:52

Pelo que li, nao vi qualquer desmentido ao que escrevi!! Sera que escrevi alguma mentira? Certamente que nao. O meu doi-doi é ler aquilo que tenho lido a respeito dos BOMBEIROS DE ARRIFANA, pessoas que fazem um trabalho serio e digno. Desafio-o/a a desmentir um simples ponto do que escrevi. Olhe, eu tenho andado a pensar entrar na carreira de escritor e ja tenho ideias para alguns episodios. Um deles é acerca do celebre incendio no tribunal de s.j.m., mesmo ao lado do vosso quartel. Nao se lembra? Eu lembro-me perfeitamente! Outro é acerca do incendio na antiga fabrica do falecido Carlos Sousa na Mourisca. É muito antigo? Falaria do recentissimo acidente do autocarro e do incidente com o expansor. A sra. gravida que teve que ser desencarcerada deve lembrar-se muito bem. Nao é meu apanagio entrar por este tipo de dialogos mas se for necessario, entao terei todo o gosto. Tambem nao me podem acusar de ser eu a dar o primeiro passo, o segundo ou o terceiro para que isto aconteça mas quem nao se sente nao é filho de boa gente. E nao me volte a dizer que nao sei o que digo, pois nao sou pessoa para falar daquilo que nao posso provar. Inveja? De quê? Nao preciso de ter inveja de algo que tenho melhor, porque os BOMBEIROS DE ARRIFANA estao bem vivos e recomendam-se.

De Fonte segura a 19.11.2009 às 13:36

O Sr. . ou Sra. fala como se eu fosse bombeiro e de S. João da Madeira, como sábio que pensa ser está completamente enganado, não sou, nunca fui, nem nunca serei. Sou Arrifanense de gema e com muito respeito por todos os bombeiros, lamento imenso que existam pessoas como o Sr. . ou Sra. que julgam o que não sabem. Infelizmente nos bombeiros de Arrifana falta muita coisa, disciplina, organização e vontade de fazer algo de melhor, já fomos os melhores, neste momento temos muitas nódoas negras dentro da corporação que deviam ser limpas. Não vou dizer que tudo é mau, os bons que lá existem não conseguem fazer nada sem união e isso meus amigos quer gostem ou não neste momento não existe. Esperemos por um futuro melhor. Em relação a S. João da Madeira não me posso pronunciar porque não tenho conhecimento algum, o que sei é do conhecimento geral por isso não lhe posso explicar nada sobre esses factos que menciona. Posso é dizer-lhe que S. João da madeira tem vindo fazer vários serviços de INEM a Arrifana, por acaso o Sr. sabe o porquê?

De amonimo 43 a 19.11.2009 às 15:13

Boa tarde,
Em resposta " fonte segura " anonimo 5 "

Deixe- se de guerrinhas estupidas sobre os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, eles fazem MAIS DO QUE AQUILO QUE PODEM, afinal são seres HUMANOS, também têm ou devem ter VIDA PRÓPRIA, quer sejam Arrifanenses ou Sanjoanenses.

De anonimo5 a 20.11.2009 às 00:06

Pela ultima vez, espero, vou comentar este assunto. Na minha primeira intervençao, se bem me recordo, respondi, ou melhor, esclareci os bloguers acerca da personalidade de um ex-bombeiro, meu amigo, bombeiro muito competente e trabalhador, que por acaso ate teve uma prestaçao ao nivel dos melhores e salvou ou ajudou a salvar a vida de uma criança. Nao sei o que ele faz nos seus tempos livres e por isso nao comento rumores. Respondi tambem ao sabio que diz que os bombeiros de arrifana nao têm formaçao. Do que disse, nao retiro nem uma virgula, só nao tenho é culpa que a carapuça lhe tivesse servido e se viesse para aqui dar ás dores. Repito, nao retiro uma virgula ao que disse em qualquer das intervençoes porque nao disse nenhuma mentira. So tive as intervençoes que tive para que as mentiras que se dizem acerca dos bombeiros de arrifana, depois de ditas tantas vezes nao passem a ser verdade para os leitores do kaskaedeskaska. Para lhe fazer o geito, vou fazer de conta que acredito que nao é bombeiro, ou pelo menos de s.j.m.. Nao sou sabio nem nunca me considerei como tal mas falo daquilo que conheço. O sr é que como arrifanense de gema que diz ser, talvez devesse ir a uma assembleia dos bombeiros de arrifana e mostrar o seu desagrado acerca do grande conhecimento que tem acerca da falta de disciplina, de organizaçao e das nodoas negras. Pode fazer mais do que isso: ja que nao é bombeiro em lado nenhum, poderia pensar em vestir uma farda, como arrifanense de gema que é, e ajudar uma causa que pelos vistos diz que respeita. Se nao tiver idade ou vocaçao para isso, com os valores morais e civicos que diz possuir, pode tentar fazer parte de uma lista e ser director para arrumar a casa que pelos vistos, está muito desarrumada. Pelo menos, os bombeiros de arrifana têm sempre os carros com agua, para o que der e vier, seja para varrer e lavar a casa, seja para apagar os incendios nos tribunais ou noutros locais onde seja preciso. É que com as viaturas de incendio sem agua nao se apaga coisa nenhuma. Mas historias destas conheço eu muitas, mas faltam-me caracteres para as contar todas, talvez pense em conta-las aos poucos. Perguntam-me porque é que as ambulancias do INEM de S.J. da Madeira têm vindo fazer serviços a arrifana e eu passo a explicar o porquê: como sabe, arrifana ainda nao tem ambulancias amarelinhas a dizer INEM, mas sempre que sao solicitados através do INEM para alguma situaçao, eles vao com as suas ambulancias proprias e isso acontece muitas vezes todos os dias. nao sei se sabe, mas sempre que liga para o 112 a chamada è atendida no porto, faz-se a triagem e depois o INEM liga para a corporaçao da zona para que se proceda ao tratamento e transporte para o hospital. Acontece muitas vezes o INEM mandar s.j.m. para a zona operacional de arrifana, arrifana para a zona de s.j.m. ou feira ou a feira para lourosa. Acontece! As suas fontes nao parecem ser tao seguras assim como diz. Se tivessemos mais arrifanenses a ajudar a causa do voluntariado em vez de deitar abaixo e denegrir, talvez os bombeiros de arrifana fossem ainda melhores e ainda mais motivados, mas enfim, cada um sabe aquilo que quer e aquilo que defende. Uma coisa é mal-dizer ao primeiro rumor, outra coisa é defender-se das barbaridades que se ouve ou lê. Nao vou ser presunçoso ao ponto de dizer que os bombeiros de arrifana numca erram, tudo o que fazem, fazem sempre bem, mas quero dizer que se tal nao acontece, nao é por falta de empenhamento, formaçao ou vontade. Acontece porque acontece a todos, porque sao voluntarios que em vez de estar no café da esquina vao perder o seu tempo a ajudar voluntariamente quem precisa, vao dormir ao quartel quase uma vez por semana, as condiçoes nem sempre sao as melhores, têm problemas, familia e acima de tudo, SAO HUMANOS.

De Fonte segura a 20.11.2009 às 11:11

Como não sou pessoa de guerrinhas ", aconselho o Sr. a realmente seguir a carreira de escritor certamente escreverá boas Fábulas. E mais uma vez afirmo que o Sr. continua muito enganado á minha pessoa, defendo causas que o Sr. jamais as defenderá, não sou bombeiro mas respeito-os a todos sejam de onde for, já o Sr. veste só uma camisola e isso é muito mau, mas enfim cada um é o que quer ser. Fique bem e escreva muito e esqueça provocações porque comigo não tem sorte, estou bem comigo mesmo e de consciência muito tranquila. Jamais o Sr. imagina quem sou e o que sou, nunca julgue o que não conhece.

De José António Soares a 20.11.2009 às 23:26

Parabéns aos bombeiros em causa e a todos pelo serviço prestado quer nesta como em qualquer situação.
É pena que nem num caso como este as pessoas sejam capazes de sair do anonimato.
Realmente é só cobardia por trás de " Fonte Segura " ou " anónimos " sejam eles quem for.
Parabéns bombeiros de Arrifana e de todas as localidades.

Comentar post


Pág. 1/2



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...