Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Outubro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

 


halloween -2009

Sábado, 31.10.09

 

Para quem gosta de saber um pouco mais sobre o assunto.

Há mais de dois mil anos atrás, o povo celta (que habitou territórios hoje pertencentes à Inglaterra, França e Alemanha, principalmente) festejava o 31 de Outubro como o clímax do seu festival Samhain, que marcava o fim do ano velho e início de um novo período. Os celtas homenageavam então o deus-sol Baal, que tinha garantido os stoks de alimentos para o inverno seguinte.  
No quarto século depois da chegada de Cristo, o imperador romano Constantino declarou legais os ritos pagãos; não podendo combatê-los, os cristãos procuraram absorver esses ritos, e assim os rituais de fogo para Samhain ou Saman (um druida conhecido como o Senhor da Morte, que passava pelo mundo recolhendo as almas falecidas no ano anterior, que seriam destinadas a habitar os corpos de animais, e eram encontradas na forma de fantasmas, espíritos, bruxas ou duendes), em 31 de Outubro, passaram a ser entendidos como busca de protecção contra o Demónio, inimigo de Deus.
No século VII, a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos em Maio, mas duzentos anos depois (no ano de 834) a data foi transferida por Gregório IV para 1º de Novembro. O festival original para o pagão Senhor da Morte tornou-se uma lembrança dos mortos cristãos, com uma vigília preparatória na noite de 31 de Outubro, chamada Hallowmass (palavra originada do Inglês antigo hallow, significando santificação). As pessoas começaram a aguardar a chegada de fantasmas nessa noite.
Outro nome para a véspera do Dia de Todos os Santos era All Hallows'Even (significando a noite antes do dia de Todos os Santos), depois encurtado para Halloween. No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos. Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos passaram a fundir-se numa mesma tradição. 
Esta festa, por estar relacionada na sua origem à morte, recorre a elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros que datam do tempo em que o festival Samhain se fundiu com Halloween. As pessoas não queriam ser reconhecidas pelos fantasmas da noite e assim usavam máscaras. Mais recentemente, as crianças passaram vestir-se como fantasmas e duendes para assustar os vizinhos.
Em Portugal a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente através da televisão e tem vindo a criar raízes, e o nosso concelho tem acompanhado esta tendência; para o comprovar isso mesmo quase todas as escolas já festejam este dia como sendo obrigatório no seu plano de actividade. O apoio do inglês nas primárias veio também dar “vida” aos fantasmas mais pequenos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 09:25

1 comentário

De Vizinho a 01.11.2009 às 11:33

Foi uma grande noitada de chuvinha, nem os fantásmas saíram à rua.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...