Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


"Passeios da Minha Terra"

Segunda-feira, 31.08.09

"A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai aumentar, ainda no corrente ano, o número de vagas disponíneis para a iniciativa “Passeios da Minha Terra”, que, nos últimos cinco anos, tem vindo a pôr os cidadãos seniores do município em contacto com o património histórico e cultural do concelho e, até, da região." leia a notícia toda aqui.

 

Uma iniciativa de louvar. "Passeio da Minha Terra" é umas das melhores iniciativas que a Câmara proporciona aos idosos. Pena é que esta iniciativa não se alargue a outras gerações. Manter viva a nossa cultura, o nosso património histórico, dar a conhecer um pouco mais de nós sem ser somente a comer e a beber, é um dos melhores manifestos eleitorais. Destas iniciativas só podemos abrir as portas e deixar entrar.

 

Pena é que se apregoe um passeio a um local (que apesar de ser particular) não pode nem deve ser tratado com indiferença.

 

“Os passeios têm dois destinos diferentes”, referiu Roberto Carlos, tendo assinalado, que, no corrente ano, o tema são as Invasões Francesas, em função dos 200 anos decorridos desde o ataque das forças napoleónicas a Arrifana.

O responsável explicou que, em Santa Maria da Feira, os idosos têm a possibilidade de visitar a Igreja Matriz e o Museu Municipal dos Lóios, o Castro de Romariz e os locais arrifanenses marcados pelos confrontos com os franceses, nomeadamente o Campo da Buciqueira e a Igreja Matriz.

Ainda na vila, referencie-se o Monumento aos Mártires da Guerra Peninsular, a Capela de Santo Estêvão e “a casa da santinha de Arrifana”.

 

Fala-se tanto, e então? Não acham que se é para mostrarmos este local ele deveria estar impecável? Mesmo sendo particular!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 19:33

8 comentários

De Anónimo a 31.08.2009 às 22:48

Eu quero ver se a UPA for para lá se faz melhor.

De Anónimo a 02.09.2009 às 00:51

Este local deveria estar limpo independentemente se é particular ou não, se é histórico ou não, se lá aconteceu algo ou não.
É uma obrigação de cada um proprietário manter as suas propriedades limpas, assim o manda a lei.

De Maria a 02.09.2009 às 18:59

Ao ler este texto fico com pena de na minha terra não se ter um pouco mais de cuidado, afinal vêm cá pessoas de fora ver a casa da santinha, só quem conhece sabe o estado em que está.
É bonito escrever pró jornal, mas há gente que nem conhece o que existe na nossa terra. E a culpa não é de ninguém é de todos, porque até os próprios arrifanenses desconhecem.
A igreja deveria ser a principal interessada e não se vê nada.
Vamos a Arcozelo e é tudo gerido pela autarquia e povo não deixaram morrer aquilo pelo que acreditavam.
Sou uma pessoa que sei pouco destas coisas, mas gostava de ver a nossa casa da santinha feita museu.

De Anónimo a 02.09.2009 às 19:14

Ou sou eu que sei pouco ou então existem algures nesta Terra alguns historiadores que pretendem tirar proveito de uma situação (comum em tantos e tantos outros locais) para outras finalidades que não as históricas. Será porventura que a Serração do Teixeira era Património Nacional e nós todos não sabíamos? Ou será que querem isto limpo só porque fizeram aqui uma encenação, como a poderiam ter feito no terreno da Oliva ou no Minipreço? Afinal tudo isto é Buciqueira. Deixem-se lá mas é de miudezas e falemos de coisas bem mais importantes para a nossa Terra.

De antónio augusto a 05.09.2009 às 00:35

Eu como Arrifanense, tenho orgulho em mostrar o património aos forasteiros. de facto tos estes comentários vêm claramente a despropósito revelando aquilo que Camões designava como sendo a doença nacional, neste caso a inveja. de facto eu quero aqui deixar o meu preito de gratidão aqueles e aquelas que se lembram de mostrar o nosso património. Apesar de ser muitas vezes tão maltratado, inclusive por personalidades que aqui deixaram o seu deskaske, quero lembrar que a Vila de Arrifana, é riquíssima em história e tomara aqueles que aqui destilaram a chamada dor de corno, terem a coragem de vergar a mola e pregar um prego em prol da sua freguesia. Tenho dito.
ANTÓNIO AUGUSTO

De um arrifanense a 02.09.2009 às 19:44

"Será porventura que a Serração do Teixeira era Património Nacional e nós todos não sabíamos? Ou será que querem isto limpo só porque fizeram aqui uma encenação, como a poderiam ter feito no terreno da Oliva ou no Minipreço? Afinal tudo isto é Buciqueira. Deixem-se lá mas é de miudezas e falemos de coisas bem mais importantes para a nossa Terra."
Miudezas à parte, era bom que a notícia do Diário de Aveiro fosse lida na íntegra, caso a Vila receba cá visitantes, quando os mesmos chegarem à buciqueira o que temos para mostrar?
Dum lado as ruínas da Oliva por outro, campos abandonados já para não falar dos supermercados e dos passeios do lado de cá.
Mas se tem coisas mais importantes para falar sobre a terra, força, lance o tema porque os arrifanenses andam ansiosos por falar de coisas mais importantes que as publicadas pelo kaska.

De Anónimo a 04.09.2009 às 22:58

Aqui lanço o repto ao comentador anterior. O que tem o Nr. 2 da Junta de Freguesia de Arrifana para contar aos Arrifanense sobre uma colectividade da qual é ele o RESPONSÁVEL. Um individuo que não consegue gerir uma colectividade GRANDE NO SEU NOME mas muito pequena no seu volume financeito, o que esdtá ele a fazer na Junta de Freguesia ?

De Anónimo a 06.09.2009 às 00:10

Não está enganado. Sabe quando houve o rombo na JUAT a autoria foi de outra pessoa. A mesma que fez asneira no Arrifanense. A mesma que bfez a asneira do figorífico e por aí adiante. E já agora, tanto quanto sei o nº 2 não tem qualquer função executiva nas associações da freguesia.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...