Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


Nostalgia

Terça-feira, 25.08.09

 

1 - 2 - 3 - 4 - 5 -6 -7 - 8 - 9

 

"Arrifanenses, lembro-me do meu tempo de juventude, quando tinha os meus, 7, 8 anos, estava na escola, na primária, e desde aí, havia sempre diversas actividades anuais, entre elas os trabalhos para o Magusto, onde mais tarde viriam os nossos pais, comer as castanhas assadas, e ver o trabalho que, nós filhos, tínhamos feito para essa ocasião. Lembro-me dos dias do Halloween, eram sempre bastante animados, as festas de Natal, com aqueles cânticos, e desenhos que fazíamos para entregar aos nossos pais e ao Pai Natal a respectiva carta, com os pedidos, a festa dos Reis, onde saíamos da escola, para cantar as janeiras junto das pessoas. A chegada da altura do Carnaval, era sempre aguardada com entusiasmo, sempre a trabalhar nas roupas, que nós iríamos levar no corso carnavalesco. Com a ajuda dos pais e professores, sempre empenhados, e com o apoio da Junta, lembro-me sempre de no fim, estar o senhor Dário, a entregar aquele lanchinho, onde eu ficava radiante, com todas as outras crianças, pelo  dia fantástico, de alegria e boa disposição que tínhamos vivido, onde vinham centenas, para não dizer milhares de pessoas, da vila e das terras vizinhas, para desfrutarem connosco o mais que conhecido na altura, Carnaval de Arrifana.
É neste sentido, que vejo agora, que o Carnaval de Arrifana, que era provavelmente, em termos culturais, juntamente com as Festas em Honra da Rainha Santa Isabel, os projectos que traziam mais gente às ruas, e muita gente de fora da terra, agora acabado, pelo mesmo senhor Dário, que me dava o lanche, no final dos corsos carnavalescos.
Sinto-me um pouco triste, tanto pelo desfecho desta situação, como pelas crianças da vila, e por muitos dos seus pais, que agora, se quiserem ver Carnaval, têm de ir às vilas vizinhas, e até já há escolas de Arrifana, que desfilam, nas vilas vizinhas.
Por isso estamos perto do tempo de eleições e as candidaturas apresentadas, têm uma palavra a dizer sobre este e outros assuntos, e ao enviar este texto, gostaria, também de saber as posições das forças políticas e independentes, o que irão fazer, caso, sejam eleitos em Outubro."
Acrescentando, ao texto (do vasto espólio de imagens adquiridas pelo blog) um pouco da beleza do tempo em que havia Carnaval na terra. Obrigado a quem tem colaborado connosco.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 16:01

11 comentários

De Artista de circo a 25.08.2009 às 21:54

Com um bocado de jeito, o Darió ainda monta um carnaval antes das eleições, por " solidariedade " com as Criancinhas de Arrifana.

De Anónimo a 25.08.2009 às 21:56

O carnaval acabou talvez por a padaria não fiar os croassanzitos...pobres crianças de Arrifana.

De nnnn a 25.08.2009 às 22:12

deves ser muito novo entao....isso é de um passado recente

De soma um mais um a 25.08.2009 às 22:44

Vê-se que não sabes fazer contas, o carnaval fez-se cerca de 16 anos, já não se faz há 3 anos, ora bem, há moços e moças que agora já têm mais de 20 anos.
A canalha cresce, a sabedoria é que parece que não.

De Atento a 25.08.2009 às 23:00

As pessoas deviam vir para cá com o intuito de comentar e discutir o conteudo do post, que pelos vistos, é um tema de interesse da terra, agora vir ao blog ver o post, e querer adivinhar a idade do autor entre outras coisas, isto já mostra porque é que a minha terra continua como está...

De carnaval a 25.08.2009 às 23:10

Parabéns pelo comentário.
Infelizmente em Arrifana a maioria é ignorante, e nunca colocam os interesses da freguesia em 1º lugar.
Eu participei em algns carnavais da terra, e diverti-me imenso, gostaria de o voltar a ver a rolar nas ruas de Arrifana.
Acho que mesmo com a idade que tenho (e não queiram adivinhar) ainda era capaz de ir novamente e divertir-me muito.

De habitante da terra a 26.08.2009 às 10:30

Não sei a posição dos partidos neste momento, mas acho que nem é preciso ser-se muito inteligente para ignorar os partidos e partir paa o Carnaval já no próximo ano.
Seja quem for que lá fique deve olhar ao que a população quer, servir a população e não o seu umbigo.
Eu apoio o Carnaval e o acima de tudo a luta pelo saneamento em Arrifana.

De Anónimo a 26.08.2009 às 23:32

o nosso presidente actual diz que se ganhar as eleições, o saniamento fica pronto em 2010! Ele já anda a meter isso na cabeça dos velhinhos. A cada 4 anos fica pronto!
Porque será que é sempre em época de eleições, mais uma ratoeira os nossos velinhos, parece que têm memória curta! Ele acabou com tudo! Voces penssam que ele algum dia vai fazer o saniamento ?esperem sentados! não é com esta gente que se vai fazer nada! E mostra o diário da república para os enganar, como se alguém de Lisboa manda-se em arrifana! Eles aqui fazem e desfazem e não acontese nada!

De Anónimo a 28.08.2009 às 14:19

O Saneamento em Arrifana é como em muitas terras uma facade dois gumes.
Não é só prometer, o saneamento tem muito que se lhe diga.
Se o Dário Matos anda a promoter o que não pode cumprir é grave, porque 1º é preciso mostrar provas de que é possível fazer-se.
Aos anos que se fala de saneamento, e eu vi as terras vizinhas atê.lo e nós a continuar a poluir rios.
Valha-nos Deus, qe estas eleições sirvam para fazer perceber a população que Arrifana tem de deixar de brincar com coisas sérias.

De Anónimo a 28.08.2009 às 19:39

Na verdade Arrifana fica sempre para traz em tudo, porque será? Arrifana antigamente era das terras de Santa Maria da Feira, que estava sempre na frente, e agora!!! É mesmo de a população rever a sua posição nas próximas eleições a mudança exige-se para bem e todos, se não continuamos a pensar nas promessas. E isso é muito grave.

De Anónimo a 02.09.2009 às 19:09

Eu quero o Carnaval na minha terra.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...