Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Já tudo foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso voltar a dizer!
"Para 191 dos 308 candidatos autárquicos do país, o próximo dia 11 de Outubro será a última oportunidade para concorrerem à presidência da câmara. A lei que limita os mandatos foi aprovada em 2005, mas poucos entendem a sua motivação.
Vários autarcas portugueses estão no poder há quase tanto tempo como a implantação da democracia - há mais de 30 anos. É o caso dos socialistas Mesquita Machado e Mário Almeida, em Braga e Vila de Conde. Ou do social-democrata Jaime Soares, em Poiares. Dezenas de outros completarão este ano - caso vençam as eleições - o seu terceiro mandato. Em ambos os casos, é a última vez que podem concorrer.
A lei nº 46/2005, que limita os mandatos dos autarcas, foi aprovada em 2005 pelo Parlamento, tendo aplicação efectiva nas autárquicas de 2013. Mas a maioria dos "dinossauros" discorda do que foi decidido com base numa alegada necessidade de "renovação" política." In JN
Há quem discorde desta imposição, tal como nos é referido no JN, notícia que remete para o fim dos dinossauros políticos. Pois eu acho uma medida renovadora, embora muitos discordem alegando que quem deve cessar os madatos é o eleitorado. Eu concordo com a medida, dado ser difícil, por vezes, arriscar uma campanha pelo nada e sofrer as consequências das retaliações que esses dinossauros aplicam após terem ganho. A maioria não sabe vencer e muito menos perder, não tem cultura suficiente para uma competição saudável. Podemos ver na nossa terra, um dinossauro que já só vê interesses próprios ou das caras bonitas que o rodeiam. As consequências de quem o enfrenta são visiveis, as Assembleias, que mais parecem uma reunião do faz-de-conta, são o que todos sabem. Eu quero, posso e mando.
Com esta medida, apesar do eleitorado não ter a decisão na sua mão, pode pelo menos ter maior opção de escolha, não se sentindo com tanta vontade de ficar em casa. A Abstenção terá um efeito decrescente e os candidatos uma maior possibilidade de mostrar do que são capazes, sem ficarem na cadeira achando-se donos de uma terra.
Desta forma a nova lei de limitação de mandatos, que em 2013 obrigará à saída dos "dinossauros" irá "abater" todos os dinossauros do país e obrigar a uma renovação obrigatória.
Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...
APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO
Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...
TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...
comentário do dia das eleições, só falta o padre d...
Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...
Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...
vai haver festa
Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...
Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...