Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


Dinossauros políticos

Terça-feira, 18.08.09

"Para 191 dos 308 candidatos autárquicos do país, o próximo dia 11 de Outubro será a última oportunidade para concorrerem à presidência da câmara. A lei que limita os mandatos foi aprovada em 2005, mas poucos entendem a sua motivação.

Vários autarcas portugueses estão no poder há quase tanto tempo como a implantação da democracia - há mais de 30 anos. É o caso dos socialistas Mesquita Machado e Mário Almeida, em Braga e Vila de Conde. Ou do social-democrata Jaime Soares, em Poiares. Dezenas de outros completarão este ano - caso vençam as eleições - o seu terceiro mandato. Em ambos os casos, é a última vez que podem concorrer.

A lei nº 46/2005, que limita os mandatos dos autarcas, foi aprovada em 2005 pelo Parlamento, tendo aplicação efectiva nas autárquicas de 2013. Mas a maioria dos "dinossauros" discorda do que foi decidido com base numa alegada necessidade de "renovação" política." In JN

 

Há quem discorde desta imposição, tal como nos é referido no JN, notícia que remete para o fim dos dinossauros políticos. Pois eu acho uma medida renovadora, embora muitos discordem alegando que quem deve cessar os madatos é o eleitorado. Eu concordo com a medida, dado ser difícil, por vezes, arriscar uma campanha pelo nada e sofrer as consequências das retaliações que esses dinossauros aplicam após terem ganho. A maioria não sabe vencer e muito menos perder, não tem cultura suficiente para uma competição saudável. Podemos ver na nossa terra, um dinossauro que já só vê interesses próprios ou das caras bonitas que o rodeiam. As consequências de quem o enfrenta são visiveis, as Assembleias, que mais parecem uma reunião do faz-de-conta, são o que todos sabem. Eu quero, posso e mando.

Com esta medida, apesar do eleitorado não ter a decisão na sua mão, pode pelo menos ter maior opção de escolha, não se sentindo com tanta vontade de ficar em casa. A Abstenção terá um efeito decrescente e os candidatos uma maior possibilidade de mostrar do que são capazes, sem ficarem na cadeira achando-se donos de uma terra.

Desta forma a nova lei de limitação de mandatos, que em 2013 obrigará à saída dos "dinossauros" irá "abater" todos os dinossauros do país e obrigar a uma renovação obrigatória.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por kolaborador_4 às 08:26


Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...