Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Pesquisar

 


Uma viagem pelo tempo de D. Afonso IV

Sábado, 01.08.09

Slideshow

 Para os mais desatentos à história, e para que não fiquem pela "festa da febra", o kaska&deskaska deixa-vos o enquadramento histórico da Viagem Medieval 2009, para que percebam melhor o porquê de se fazer esta "festa da febra" já baptizada há alguns anos, pelos apreciadores de tal carne. Pois temos dado conta que a cultura deste concelho é demasiadamente baixa para que percebam o porquê de algumas actividades realizadas no próprio concelho. Bem sabemos que milhares de visitantes, vagueiam pela Viagem e saem dela sem terem percebido nada do que ali se estava a passar.

Vamos dar o devido valor à "festa da febra" medievalesca e ao mesmo tempo aproveitar a saída dos nossos lares do séc.XXI e entrar no castelo medieval, aproveitando, como é claro a febra para saciar a nossa fome.

 

 

Enquadramento Histórico - edição 2009
 
. séc. XIV
. reinado de D. Afonso IV
. conflitos com Castela
 
“El-rei D. Afonso IV inicia o seu reinado com ódio e sede de vingança, opondo-se a seus irmãos naturais, Afonso Sanches e João Afonso, resultando em três anos de conflitos senhoriais em que a rainha D. Isabel, vivendo em clausura no Convento de Coimbra, não deixa de intervir procurando a paz e a reconciliação.
Após o términos da guerra, El-Rei dedica-se a assuntos de Estado, reafirmando o seu poder e autoridade na promoção de reformas judiciais e legislativas. Como rei centralizador determina, que os representantes do povo tenham assento nas Cortes e manifestem os seus desagravos contra os grandes senhores do Reino. O rei legislador satisfaz os pedidos e anseios dos representantes do povo, criando as figuras de juíz de fora e de corregedor.
Preocupado com a política externa, D. Afonso IV faz acordos de casamento para seus filhos, casando a formosíssima Maria com Afonso XI, de Castela e o infante D. Pedro com D. Branca, este não se chega a concretizar, já que a princesa tinha quebra natural de entendimento. Depois de tomar conselho, el-rei firma o casamento de seu herdeiro com D. Constança Manuel, filha de um poderoso de Castela, mas Afonso XI, de Castela opondo-se a este casamento, detém D. Constança.
Este incidente, agravado com o facto de sua filha D. Maria sofrer injúrias e maus tratos por parte do marido Afonso XI que tomou por manceba Leonor de Guzman, leva a que el-rei D. Afonso IV declare guerra contra Castela.
E finalmente, é chegado o dia do casamento do Infante D. Pedro com D. Constança, trazendo no seu séquito Inês de Castro, jovem galega e filha natural do fidalgo castelhano Pedro Fernandes de Castro.” (Retirado da pág. oficial da Viagem Medieal)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 23:19

2 comentários

De visitante a 02.08.2009 às 00:05

Boa noite
Aqui está um bom post
A cultura feirense destacada neste blog. Ao contrário do que se diz a Viagem Medieval tem uma finalidade que todos devem conhecer, pelo menos os da terra.
Divulgar as nossas raízes é um óptimo princípio.
Arrifana, com as Invasões Francesas, também tentou divulgar um pouco do nosso passado, mas a maioria das pessoas da terra não apareceram, nem se aperceberam.
Cumprimentos

De Louco por estas coisas a 02.08.2009 às 06:05

A viagem Medieval, está muito interessante, com o novo local situado no mercado, um sítio bem aproveitado.
Andei por lá e gostei. Vou voltar.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...