Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Julho 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Uma das melhores cidades para viver

Sexta-feira, 24.07.09

 

 

Num estudo efectuado pela Universidade da Beira Interior, diz-nos que S. João da Madeira é a cidade com melhor qualidade de vida no norte.
“ S. João da Madeira é a melhor cidade, no norte do país, para se viver. A conclusão é do estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social (ODES), da Universidade da Beira Interior (UBI). Apenas Lisboa, Albufeira e Oeiras têm melhor qualidade de vida.” In Regional
 
Como parece, nem tudo o que ouvimos são boatos, na realidade S. João da Madeira, tem vindo a progredir e a dar qualidade de vida aos seus habitantes. Quando é dito por certos arrifanenses que se Arrifana pertencesse ao concelho vizinho de S. João da Madeira, beneficiaria de uma qualidade de vida superior, talvez não deixe de ter toda a sua lógica. No entanto Arrifana é uma das muitas freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, que nem no estudo aparece. Podemos concluir que ter muitas freguesias não é possível oferecer uma qualidade de vida aos feirenses e seus conterrâneos, como o que se desejaria. Trinta e uma freguesias para gerir, é algo impensavel de atingir em qualidade de vida dos seus habitantes.
Como não podemos, nem queremos aliar-nos à cidade vizinha, temos de nos limitar a ler este tipo de notícias e pensar nelas como se fossemos um “país”/”bila” de terceiro mundo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por kolaborador_4 às 12:13

1 comentário

De Sanjoanense a 25.07.2009 às 16:32

Em primeiro lugar, ao lerem a notícia do jornal “O Regional”, verificam que o estudo contemplou todos os municípios do continente. podem também consultar o site da UBI pois esta lá o estudo.
O ranking criado é composto por um total de 278 concelhos. Eis a classificação respeitante a 2008:
4º - São João da Madeira (3º em 2007)
109º - Vale de Cambra (109º em 2007)
164º - Oliveira de Azeméis (129º em 2007)
184º - Santa Maria da Feira (67º em 2007)
269º - Arouca (196º em 2007)
Estes resultados mostram um degradar mais acentuado da qualidade de vida das populações da região em relação a outras regiões.
Quanto ao “Como não podemos, …” bem o processo de uma freguesia mudar de concelho não simples nem linear, mas é democrático basta que haja vontade de ambas as partes. Veja-se o caso de Esmoriz no qual foi criado um movimento com objectivo de fomentar uma mudança seja ela a independência ou a passagem para SMF . O que os arrifanenses têm que ver é se o seu esforço para o orçamento do concelho tem algum reflexo na freguesia. Arrifana com cerca de 7 mil habitantes e com estruturas industriais e comerciais com dimensão considerável deve representar 7 a 8 milhões de € no orçamento do concelho. Fica a ideia que esse esforço é sempre investido noutro sitio, todos os anos mais 7 a 8 milhões… quanto fica na freguesia e onde?
Por isso quando escreve “…, nem queremos aliar-nos à cidade vizinha, …” mostra o que uma pequena parte da população arrifanense pensa pois a maioria vê SJM como local onde os filhos estudam, para muitos é local de trabalho, onde fazem algumas compras, onde passam os seus tempos livres.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds