Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Uma data a não esquecer

Segunda-feira, 20.04.09

 O dia de hoje, 20 de Abril, ficará na memória dos Arrifanenses, infelizmente não pelos melhores motivos, mas pela luta que vem a ser travada desde o dia 19 de Janeiro de 2006. A Associação de Pais após ter esgotado todas as formas de luta “pacíficas”, não viu outra alternativa que não fosse a de fechar a escola a cadeado. Estavam presentes apoiando a escola, os pais e alunos assim como a população local e não só. Todos solidários manifestaram-se pacificamente envergando bandeiras negras e cartazes. Apesar de informadas, as autarquias não se fizeram representar em momento algum, o que vem demonstrar mais uma vez a “indiferença” com que lidam com esta questão. No entanto, o agrupamento vertical de escolas de Arrifana e Escapães, representado pela Dra. Guiomar, presidente do Conselho Executivo, presente no local, não conseguiu mais do que encaminhar algumas das crianças para a E.B.1 da Carvalhosa e outras para a E.B.2,3. Quero referir ainda que infelizmente a Dra. Guiomar confundiu os poderes que tem, “autonomia na gestão escolar”, tentando com que os agentes da GNR presentes no local procedessem à remoção do cadeado; intento este que foi gorado. É de salientar que esteve presente a comunicação social, nomeadamente rádios locais, jornais e televisões, onde foram realizadas entrevistas e alguns directos. Firme nos seus intentos, a Associação de Pais com o apoio da população manteve a escola fechada. Agora passados estes anos, alegra-nos saber que a escola ainda funciona, pena quererem fazer dela um local pouco credível...crianças e adultos juntos parece-me coisa de terceiro mundo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 00:42

3 comentários

De Valeu a pena a 20.04.2009 às 07:04

Foi uma luta desigual, mas que felizmente valeu a pena!.É com grande orgulho que hoje relembro o meu aniversário e o aniversário de mais uma etapa que ajudou no momento certo, a que a escola ainda hoje continue aberta. É uma alegria ver as crianças a aprender e a brincar naquela que é sem dúvida a melhor escola EB1 de Arrifana, apesar de ...estar atravessada a muito boa gente. Ao Kaska os Parabéns por nos fazer recordar e viver estes momentos. Pena é que a nossa Junta seja passiva, pois caso contrário já existia projecto para o novo Centro Escolar. Parabéns.

De Anónimo a 21.04.2009 às 20:01

Estive sempre ao corrente deste caso. Fui solidário também.
Um abraço com apreço e amizade aos amigos de Arrifana, especialmente da escola de Manhoce.
Parabéns pelo bravo empenho.
A foto mostra o amigo Eddy Guevara, um dos "grandes culpados" pelo desfecho com sucesso sem esquecer também a Federação das AP's feirenses.
Espero que o Centro Escolar de Arrifana desencalhe nas burucracias que a Xunta tem para encontrar terrenos conforme no Sábado nos Jogos Sem Fronteiras ouvi de alguém.

De Anónimo a 21.04.2009 às 22:30

Eddy Guevara à presidência

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...