Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Fevereiro 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


Pesquisar

 


O Carnaval em Arrifana "morreu"

Sexta-feira, 13.02.09

 

Lamentavelmente mais um ano sem Carnaval em Arrifana.

Este blog hoje deparou-se com uma notícia em vários jornais incluindo o JN, que passamos a divulgar, por acharmos o assunto para além de pertinente, discutível e importante, ser também um acto de coragem de um cidadão arrifanense, que para além de não esquecer as promessas "eleitorais", exige o cumprimento das mesmas, nestas suas palavras, merecedoras de especial atenção de nossa parte.

Ao Sr. Zulmiro, proprietário do café Zubel, residente em Manhouce, um bem haja pela coragem de colocar a público a importância deste assunto.

O Carnaval em Arrifana não se realiza por falta de gosto, dedicação e empenho das mais altas individualidades que se aproveitaram do "Caso Manhouce" para poupar uns trocos.

Tomamos a liberdade de publicar neste blog a notícia que deixa Arrifana mais um ano sem folia.

 

"Como estamos em época de Carnaval, não poderia deixar de vir a este espaço de leitura para fazer um reparo.
Já faz três anos que a Junta de Freguesia de Arrifana, por ordem do Senhor Presidente Dário Matos, deu a conhecer aos Arrifanenses através de um comunicado, o cancelamento do Carnaval, isto em solidariedade com as crianças da escola de Manhouce, pela tentativa do seu encerramento. Para esse fim, evocou a falta de condições psicológicas para a realização do mesmo, ficando a promessa de realizar uma grande festa, com todas as escolas da Vila, se a referida escola não viesse a encerrar. Facto esse que veio a acontecer, já lá vão três anos e a escola continua a funcionar. É caso para perguntar ao Senhor Presidente, quando vai ser realizada essa festa? Ou se ainda estamos em solidariedade com as crianças, visto estarmos a um passo do Carnaval, e não se ouvir sequer falar no mesmo aqui no nosso Burgo!
Como cidadão Arrifanense, fico muito incomodado ao ver deixar morrer um evento que já era tradição na nossa terra, evento esse que atraía milhares de forasteiros que vinham trazer muita alegria às ruas de Arrifana. Ao ver os nossos vizinhos fazerem o seu carnaval, fico a pensar que continuamos a ser a freguesia mais pobre do concelho, até no carnaval, não vou aqui mencionar outras carências pois já as noticiei noutras ocasiões.
Quando se deixa acabar estes eventos, é quase inpensável ouvir falar em fazer comemorações de efemérides da tragédia que flagelou a nossa localidade há duzentos anos. Não quero com isto dizer que sou contra as tais comemorações, sou sim contra a que se realize uma semana de festa e não haja sequer meia dúzia de euros para dar continuidade ao que já era célebre em Arrifana, o Carnaval."
Zulmiro Familiar

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 20:15

8 comentários

De Anonimo a 15.02.2009 às 10:37

não se trata da primeira vez que o Sr.Zulmiro vem a terreno despertar a mentes mais adormecidas para as constantes e sistemáticas delapidações quer de actividades como é o caso ou outras quaisquer e que dizem respeito à nossa freguesia.

os arrifanenses uma grande maioria está anestesiada, dá a sensação que o caso Manhouce não serviu de exemplo para ninguém a não ser para as gentes deste lugar, que se defenderam e lutaram por uma injustiça e conseguiram vencer.

o Carnaval, algo que muito nos tocava a todos e especialmente às nossas crianças passou a ser ignorado como nunca por cá algo do género se tivesse passado.

haverá culpados concerteza e não vou apontar nomes, mas deveria haver cuidado quando se fazem promessas que não se podem cumprir ou então explicam-se, e a opinião pública precisa de entender estes comportamentos.

os arrifanenses em geral deveriam de se insurgir contra estas atitudes e no local próprio ou seja na assembleia de freguesia pedirem explicações ao executivo, aliás isso nem seria necessário se estes tivessem tido um minimo de atenção com a população e já se terem justificado porque vai para 3 anos que não se realiza.

alguns entendem que o tempo se encarrega de fazer aquilo que não fazem apagar da memoria das pessoas as lembranças daquilo que era evidente e passou a ser uma utopia.

Parabéns Sr.Zulmiro

De Professor a 15.02.2009 às 16:00

O Sr. presidente com este acto de solidariedade para com os meninos de Manhouce , só veio dar à direcção do agrupamento de Arrifana um pretexto para acabar com o Carnaval.
Ora a Sra. presidente do agrupamento viu logo uma forma simples de se vingar do povo de Manhouce .

Ou pensam vocês que o carnaval não se faz porque o presidente da Junta não quer?

O carnaval não se faz porque a professorinha não quer.
disso tenho eu a certeza, ela não quer.

E como não temos ninguém com eles no sitio para pôr a dita cuja no seu lugar, que é a dar aulas, continuamos sem o nosso Carnaval.

De Anónimo a 16.02.2009 às 19:02

Uma coisa é certa Carnaval em Arrifana nunca mais, mais mau foi terminar...

De Anónimo a 16.02.2009 às 19:13

Não temos mais Carnaval porque estão todos solidários com a escola de Manhouce.
Valha-nos Deus tanta solidariedade!

De MAE DESCONTENTE a 21.02.2009 às 20:39

pois realmente e muito triste fazer a festa na cidade e deixar a nossa rica vila
(MAS S DARIO VOTO MEU NUMCA PRECISA E DE REFORMA)

De MAE DESCONTENTE a 25.02.2009 às 14:24

NAO MEU CARO talvez voces criticam e os nossos meninos e que sofrem pois foram fazer a festa ao S. PRESIDENTE DA CAMARA que tambem deveria apoiar o carnaval em manhouce e muitos dos pais da primaria de manhouce nao se mostraram interessados em levar os seus filhos ao carnaval e parabens (TI MIRO)

De Anónimo a 16.02.2009 às 22:45

Alguém me pode explicar o que é que andam as associações de pais a fazer? Provavelmente nada que é o mais certo!

De Anónimo a 18.02.2009 às 19:16

Acaba o futebol, acaba o carnaval, acaba o passeio dos idosos, acaba tudo, só não acabam as obras que se iniciam como o campo de Santo Estêvão ou a zona de lazer de Manhouce.
Entretanto continuam as obras no prédio no meio da estrada.
Isto é mesmo uma terra de mistérios, que algum dia alguém vai ter de explicar a quem de direito.
Mas com papas e bolos se enganam os tolos e os Arrifanenses andam todos malucos, digo eu.
Mas não haverá problema, porque lá para i final do ano vamos ter mais do mesmo, com o Darito no poleiro a dobrar os oitenta na Junta.
Que tristeza de terra esta em que eu também vivo.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...