Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Associação sabia...

Quinta-feira, 16.08.07

“Os pais entendem que, apesar de não ter código atribuído pelo Ministério, a escola deveria continuar a chamar-se EB1 de Manhouce.” In Terras da Feira

 

O presidente da Associação de Pais da Escola EB1 de Manhouce, Eduardo Costa, admitiu ao “terrinhas” saber, há algum tempo, que a escola não tem código atribuído pelo Ministério da Educação.

Então se já sabia porque continua a lamentar o facto da escola ser um “pólo” da Carvalhosa? Se formos a pensar melhor, chegamos à triste conclusão que o ano transacto a E.B.1 de Manhouce, já funcionou como uma extensão da E.B.1 da Carvalhosa.

De facto também acho que a escola deveria continuar a funcionar com o mesmo nome. Se olharmos bem para a fotografia, até mesmo quem não conhece a mesma, conclui que é uma excelente escola primária em comparação com algumas da terra e do concelho existente por exemplo em Fornos, S. João de Ver ou Escapães; são apenas exemplos de escolas que andam perto ou já passaram os 100 anos e que apresentam condições abaixo das de Manhouce. Temos escolas a funcionar com péssimas condições e ninguém fala delas.

A E.B.1 do Outeiro, foi a escolhida porque Manhouce é uma “província” de Arrifana. Toda a gente sabe que essa sim, deveria ter fechado, até porque lá por cima existe a Escola do Bairro e a própria EB2,3. A escola do Outeiro era a que proporcionava piores condições físicas para o número de crianças que abarcava. No entanto, pouco importa para os nossos superiores as condições pedagógicas e por isso retira-se às crianças para cumprir birras de estatuto.

Se distribuíssem as crianças de Arrifana pelas três escolas (excluindo Outeiro ou Bairro) teriam um melhor efeito pedagógico. Poderiam ter gasto o dinheiro que gastaram no Outeiro, na Carvalhosa e aí sim, teriam boas escolas, com bons recreios e as crianças poderiam crescer mais saudáveis, podendo brincar, que é coisa que ultimamente os governantes andam a tentar proibir a todo o custo.

Parece-me que brincar hoje é ter um recinto pequeno à volta da escola, de preferência com alguns degraus para se poderem sentar a criançada com as suas máquinas de brincar. Estamos a formar seres isolados e egoístas.

Melhoremos o ensino em Portugal com maior consciência e menor egoísmo. Deixem-se de “birras” que já não têm idade para isso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por kolaborador_4 às 11:00

5 comentários

De Eduardo Costa a 16.08.2007 às 14:11

A comunicação social anseia por novos desenvolvimentos sobre o caso Escola Manhouce ,nomeadamente</a> sobre questões que me colocam. Poderão surgir situações em que por vezes o que digo possa ser mal interpretado, eu não disse que a Associação de Pais já sabia do fim de Manhouce , afirmei foi que este tipo de comportamento da direcção executiva do agrupamento ao não elaborar uma proposta com a finalidade de apresentar turmas únicas em todas as escolas conduzia ao fim da Escola pois estavam a esvazia-la, retirando-lhe o 1º ano e que para 2008/2009 só com uma turma misturada pois sai o 4º ano seria difícil justificar a sua permanência no parque escolar.

De Anónimo a 17.08.2007 às 13:27

O encerramento da escola de Manhouce , é uma simples vingança da idiota da presidente do conselho executivo. Esta fulana nunca soube, não sabe nem nunca saberá o significado de Educação. O perfil dela seria óptimo para gerir um zoo com animais só selvagens.

De Anónimo a 31.08.2007 às 00:06

Como elemento da associação de pais da EB1 Outeiro, não podia ficar insensível a este artigo.
Que dá a entender que a nossa escola funciona com péssimas condições e que ninguém fala nelas, pois desde já lhe digo, as condições da nossa escola estão para alem daquilo que sua excelência quer fazer parecer, não deve saber sequer onde fica a escola do Outeiro, pois se assim não, fosse não nos classificava dessa maneira. Identifique-se e venha-nos visitar.
Em relação ao nº de crianças que temos vindo a receber na nossa escola só justifica a preferência que nos é atribuída pelos pais de Arrifana, pois ninguém obriga ninguém a matricular os seus filhos na nossa escola EB1do Outeiro.
(Superiores) ó meus senhores! quem sois vós? Os superiores somos nós os pais! Os estatutos mudam-se , a vontade dos pais, obriga-se.
Que pedagogia tem uma escola quando acolhe outra que está em obras para beneficiar as condições aí existentes e se serve disso para fazer das nossa crianças reféns do fecho da vossa escola, sabeis do que falo, ou não? Achais que os elementos que representam esta escola só acordam quando lhe dizem que a escola vai fechar! Pois estais muito enganados, lutamos e lutaremos sempre, sempre, e ainda sempre, não dormimos amigos, fizemos obra, sim fizemos , não foi fácil , mas lutamos por elas e não estamos satisfeitos, iremos continuar a lutar, por tudo e por mais.
Saude! Na escola da carvalhosa ? Ó meu amigo, nem os carros que são de ferro aí têm saúde e mais a mais lhe digo egoísta é aquele que quer só para si e nada para os outros.
Eu chamo-lhe amigo pois não sei quem é, se for homem com H grande, identifique-se e não se esconda atrás de palavras sem sentido, se tem coragem enfrente o que escreve.
Não sou apologista do fecho de nenhuma escola, sejam quais sejam as condições , o nº de alunos, a Associação ou qualquer outra situação em questão, agora não tolero a manutenção de uma escola em detrimento de outras, devemos ser coesos, a união faz a força.
Atentamente Paulo Rebelo

De Anónimo a 01.09.2007 às 09:46

Ena que discurso, parece que alguém vos tocou na ferida, não é preciso guerra.

De kolaborador_4 a 01.09.2007 às 10:08

Compreendo que como elemento da Associação de pais da escola do Outeiro queira colocar a sua opinião e tem todo o direito a ela.
Agora eu como kolaborador do kaskaedeskaska, não fiquei indiferente a tanto rancor explícito neste comentário, lamento que assim seja. Está na hora de haver uma maior harmonia, pelo que me parece luta-se por uma causa que é importante para todos os arrifanenses, tenham eles crianças na escola ou não.
Não menciono em lado nenhum que o Outeiro tem péssimas condições, se achou que estava implícito, lamento. No entanto continuo a afirmar, até porque conheço a escola, que é a que pior recreio tem. Considero que a fechar deveria ser uma escola cá de cima e nunca uma escola lá de baixo. Reflita nas condições que estão a impor ao povo de Manhouce, sem escola desde a Carvalhosa até Fornos, uma área bastante grande para não ter nenhuma escola, enquanto que cá em cima, existem 3 escolas. Para ser tudo uniforme deveria encerrar a mais pequena (Bairro) e distribuirem-se as crianças pelas restantes, mas nunca deixando a vila de baixo sem escola.
Sei que a escola do Outeiro sofreu obras, que foi feita uma cantina mas continua apenas com 3 salas e um recreio muito pequeno. E quando chove não apresenta boas condições para brincar ( como a maioria). As Actividades Extra-curriculares são leccionadas em fracas condições. Não escrevi este artigo como intuito prejurativo, V.Exa. assim o interpretou, falei na generalidade factos que sabe que são reais dentro do nosso concelho, e custa aceitar. Parece-me que existe uma guerra desnecessária dentro da mesma terra. Lutemos pelo não encerramento de nenhuma.
Quanto às matrículas o Sr. sabe tão bem como eu que está errado ter excesso de alunos numa escola, depois o ensino não anda para a frente, nem pode andar. Cada criança na sua área de residência, salvo algumas excepções bem justificadas.
“Que pedagogia tem uma escola quando acolhe outra que está em obras para beneficiar as condições aí existentes e se serve disso para fazer das nossa crianças reféns do fecho da vossa escola, sabeis do que falo, ou não? (…)” Quanto a esta afirmação, penso que é um recado para alguém, mas veio para o endereço errado.
Cumprimentos
Kolaborador_4

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...