Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Viagem Medieval 2007

Sábado, 04.08.07

 

Clik na foto

A edição deste ano da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria,  teve início na passada sexta feira dia 03 de Agosto. Iniciou-se com a passagem do programa “Praça da Alegria” realizada a emissão do Castelo da Feira.  Este regresso ao passado vai procurar tornar-se, entre 03 e 12 de Agosto, na "maior recriação histórica da Europa", garantem os responsáveis. Consulte o programa aqui.

"O envolvimento da comunidade, o conteúdo do programa, a qualidade e o rigor que imprimimos coloca-nos como um dos momentos mais importantes de recriação medieval que existe na Europa", afirmou à agência Lusa José Pina, director do evento.

“O certame vai recriar a "Carta da Feira Franca", assinalando os 600 anos decorridos sobre a emissão do documento que em 1407, no reinado de D. João I, concedeu à então Vila da Feira a autorização para realizar feiras francas.

"Fomos os primeiros no país a apostar neste projecto como um produto cultural e queremos, agora, solidificá-lo, tornando-o numa referência internacional", sublinhou o responsável.

Entre 03 e 12 de Agosto, os promotores da viagem medieval esperam cerca de 500 mil visitantes, assistindo a várias recriações históricas, onde se conjugam música, dança, malabarismo, cuspidores de fogo, manipulação de objectos, espectáculos e as mais diversas personagens da época.

O presidente da Câmara, Alfredo Henriques, frisou que a iniciativa "é conhecida por todo o país e assume-se como um referencial do município, pelo que muitas pessoas identificam Santa Maria da Feira como a terra onde se faz a Viagem Medieval".

Duas centenas de artesãos, 30 grupos de animação, 200 voluntários, 1.100 elementos ligados a associações concelhias, 145 horas de animação, são alguns dos números de apresentação da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

A organização - com um orçamento de cerca de 600 mil euros, 60 por cento dos quais gerados por receitas próprias - pertence à Câmara de Santa Maria da Feira e à federação das colectividades do concelho.

"A parceria entre a autarquia e o movimento associativo permitiu ao longo das 11 edições dimensionar o evento à escala que hoje apresenta", recordou o presidente da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Santa Maria da Feira, Joaquim Tavares.

Promover o centro histórico e comercial da cidade, valorizando as formas tradicionais de comércio e os produtos locais, continua a ser uma das apostas dos organizadores do evento.

"A economia local recebe um forte incremento nesta altura devido aos milhares de pessoas de todo o lado que nos visitam", acrescentou Alfredo Henriques.” In Site RTP

Autoria e outros dados (tags, etc)

por kolaborador_4 às 16:40

1 comentário

De visitante a 06.08.2007 às 09:25

Esta Viagem está a ser um sucesso, tem figurantes em todos os cantos, entramos e sentimo-nos d efacto no tempo medieval. Oha-se à volta e só se vê povo a comer, comer, parece mesmo que estamos no tempo medieval. Os porcos a rolar no espeto são uma constante, o povo amontua-se para chegar à sandes. Digam lá que não há dinheiro. Parabéns à Câmara está a mostrar mais uma vez que o que o povo quer é festa com muita comida à mistura.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds