Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Uma carta da província

Quarta-feira, 27.06.07

“Senhora Ministra: Desculpe este meu atrevimento ao escrever-lhe estas linhas, mas eu cá não sou pessoa de ficar calada, apesar de ser mulher de poucas letras. Sou simples, mas uma honrada provinciana, como dizem vocês, os lisboetas - não os lisboetas como os daquele filme do sr. Sérgio Tréfaut que são africanos, brasileiros e ucranianos, ou os outros lisboetas, a maioria, que são de toda a parte, do Alentejo, do Minho ou da Beira ou mesmo galegos, do tempo em que os galegos eram pobres, não esses, mas os lisboetas finos, como a senhora, que acham sempre que os outros são uns pacóvios provincianos e que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, interior, margem sul ou deserto, província, enfim. Lá provinciana sou, mas não resisti a escrever–lhe meia dúzia de verdades. Então a senhora e o senhor doutor engenheiro vão fechar 20 escolas cá da terra, Coimbra, conhece? E mais de 600 da região? Dizem que fecha a escola do Tovim, de Castelo Viegas, da Rocha Nova, de Quimbres, das Lajes, de Andorinha, duas no Ameal e mais umas poucas! Não acredito! Isto é coisa de más línguas...É certo que até já li a lista da tal DREC onde está tudo isso escrito. Mas será possível que fechem deste modo tantas escolas com obras recentes. Disseram-me que não têm alunos. As 18 ou 19 crianças não chegam, apesar de já se saber que para o ano em várias esse número vai aumentar. Pode lá ser! Será para poupar uns tostões? E as crianças? E os pais?, que nada sabem ainda. Ao encerrar as escolas, a senhora está a encerrar aldeias, lugares e zonas da cidade. Ao encerrar as escolas está a condenar os habitantes do lugar à sobrevivência em depósitos onde já só vão para dormir porque não há trabalho, não há centros de saúde e agora nem a escola que ainda dava vida ao local. Será essa a política de desenvolvimento rural de que oiço falar aos seus colegas do governo?

Antigamente, o interior ficava lá para longe, distante, para as bandas da raia. Agora, o governo desloca o interior quase para a beira-mar, semeando o país de ilhas e ilhotas cercadas de desertos e a nós transforma-nos em ilhéus e em estrangeiros cá dentro.
Se fecham os hospitais, as maternidades, os centros de saúde, as esquadras e postos da guarda, os tribunais, por que diabo não encerrariam as escolas? E onde vão pôr tantas crianças, mais de 300 das escolas que encerram em Coimbra, se as que restam no centro da cidade estão sobrelotadas? A senhora já pensou nisso, que eu não acredito que só pense em cortar a eito. Nisso de cortar a eito, sim senhora, já deu provas. Cortou a eito com os professores da Associação da Matemática, uns malandrões que a criticaram. E corta a eito a senhora e a sua directora do norte, essa até se orgulha da quantidade de processos disciplinares que instaura, o que sempre é uma maneira muito mais educativa e exemplar de entrar para o guiness do que a contar barrigas de grávidas. Mas lá no fundo, no fundo, a senhora e o senhor doutor engenheiro lá terão as suas razões, embora ninguém as entenda. Podiam pelo menos tentar explicá-las, falando com as pessoas, como me ensinaram ser de boa educação. Já lhe tanto tomei tanto tempo, mas apetecia-me fazer-lhe mais umas quantas perguntas, afinal também eu tenho a pouca sorte de aturá-la a si, aos seus colegas e ao grande esforço para fazerem de Portugal um país dos velhos tempos, daquela época em que poucos iam à escola. Mas fique descansada que vou deixar para outra ocasião.

Receba os cumprimentos desta simples provinciana, extensivos ao senhor doutor engenheiro. Nós cá somos educados e despedimo-nos das pessoas, mesmo das que discordamos, com correcção, não despedimos sem correcção os que discordam de nós."

(in asbeiras online)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Bangawoyo às 10:46

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds