Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Twitter


calendário

Maio 2007

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


Barrinha de Esmoriz

Segunda-feira, 28.05.07

Tal como nos alerta o Ondas3, a Barrinha de Esmoriz está com este aspecto, vedada por um dique artificial, para que assim as águas residuais não desagúem no mar. Ficamos todos a pensar que com a chegada do Verão, os problemas vão voltar. O ano passado a praia de Esmoriz ficou interdita a banhos devido ao excesso de poluição provocado pelo esvaziamento da barrinha. Agora estão a enchê-la para ganhar a bandeira azul em algumas praias, creio que é uma forma ridícula de enganar a população, pois todos sabemos que no Verão nenhuma destas praias vai ser minimamente saudável para banhos.

Se os governantes se preocupassem mais com o saneamento básico, com a construção de uma ETAR de aterros sanitários, com a formação especializada dos cidadãos, motivando-os para a preservação da Natureza, com campanhas de sensibilização, etc, seria bem mais proveitoso que gastar “paletes” de dinheiro em festas polémicas e de esbanjamento de dinheiros públicos. Continuamos a viver em más condições de higiene pública, e nada fazemos contra os abusos de poder existentes pela zona. As ribeiras, os rios, as fontes, tudo está poluido.

“Na mesma manhã de Sábado, 26 de Maio, a pista do aeródromo de Paramos, prolongada à socapa e acabadinha de vedar com verbas governamentais, era palco de sessão de treino de cão de caça, com o respectivo dono a treiná-lo com tiros de pólvora seca. Esta gente parece ter ensandecido.”in Ondas3

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por kolaborador_4 às 21:14

5 comentários

De Anónimo a 28.05.2007 às 22:28

Que ninguém se iluda. A Barrinha infelizmente tem os seus dias contados. A praia de Esmoriz para lá caminha em velocidade de cruzeiro. E se não for por efeitos da Barrinha será certamente por efeitos da ETAR de Paramos e do exutor submarino. Quanto à imagem da foto, imaginem o que é chover um bocadinho cá em cima no Concelho da Feira, e toda essa água a drenar para a Barrinha. Lembro que a praça de portagens de Nogueira da Regedoura aí vai parar igualmente.

De OLima a 29.05.2007 às 00:48

Obrigado pela referência ao Ondas3 e à desastrosa solução do dique para tapar a saída das águas da Barrinha. Quantos mais formos a denunciar estes atropelos, melhor. Água mole em pedra dura...

De Anónimo a 29.05.2007 às 13:20

Infelizmente vai bater-se em pedra dura toda a vida. Pelo temos assistido, ninguém faz nada para resolver este grave problema ambiental. Infelizmente são poucos os que se preocupam com os habitats dos que por lá vivem. O homem aprendeu a destruir e agora não quer voltar a aprender a preservar.

De cidadão comum a 29.05.2007 às 20:10

São estas pequenas/grandes coisas que nos fazem pôr a cabeça a funcionar. Que será da população desta zona, quando na realidade tiver todos os ribeiros poluídos , todos os campos impróprios para cultivo, quando não tiver uma praia onde se divertir, quando a sua vida se limitar ao artificial? É preciso parar a reflectir mesmo, a nossa sobrevivência, a nossa saúde está em jogo.

De Sensibilizado e voluntário ambiental a 20.02.2011 às 22:53

Todos nos devemos fazer força para que se tomem medidas e de uma vez por todas se reverta a situação triste de desgraça ambiental que se degrada a cada dia mais nesse lindo lugar que outrora o foi mais. Uma das soluções para que os autarcas pensem duas vezes em continuar com a estratégia de iludir e esconder os problemas graves de poluição do povo é,nunca deixar fechada a ligação das águas do mar com a respectiva barrinha. Se eles a fecharem,não devemos perder muito tempo em abrir-lá com pás ou doutro jeito qualquer. Deste modo se tomarão outras atitudes dando a atenção de que este local tanto merece e necessita,podendo também se preservar a importantíssima comunidade de plantas e animais que nela habitam,tal como o enorme leque de aves que param para descansar das suas longas migrações intercontinentais,se alimentando e ficando por lá durante o tempo invernal. Ainda há as que apenas a frequentam em algumas situações,estas na sua maioria são aves raras e em vias de extinção! Para além da poluição,há mais problemas! Como a expansão do aeródromo,a construção urbanística desordenada e mal gerida,tal como em quase todo o país! E ainda a proliferação de espécies exóticas que não são nativas,como é o exemplo da acácia-austrália,da acácia-mimosa,do eucalipto-glóbulo,do pinheiro-bravo,do chorão e entre outras que menos preocupam para já. Como descrevi os problemas são variados e todos eles muito graves! Isto é uma das coisas que de melhor se faz em Portugal,como destruir os paraísos de vida selvagem! É pena que assim o seja,mas é a realidade triste e feia que Portugal mostra ao Mundo! Votos para que o país e as mentalidades de muitos mudem! Sem que não se percam os valores naturais que restam.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...