Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930


Pesquisar

 


A Liberdade tem destas coisas...

Quarta-feira, 25.04.07

Faz hoje um ano, que a população de Arrifana, especificamente a do lugar de Manhouce, juntou-se à Associação de Pais da sua escola e à Associação da E.B.1 da Mata, esta  com menos sorte no término de uma luta que culminou numa manifestação às portas da Câmara Municipal da cidade de Santa Maria da Feira (sede de Concelho).

Manhouce, reivindicava um direito adquirido, queria manter a sua escola a funcionar, uma vez que os critérios para o encerramento das escolas do 1º ciclo não se coadunavam minimamente  com esta. Uma escola com mais de 20 alunos, óptimas instalações, uma Associação de Pais empenhada no crescimento social e pedagógico daquelas crianças. Não havia justificação coerente, para a deslocação de 38 crianças para as E.B.1s vizinhas que apresentavam piores condições para poderem ser escolas de acolhimento. Foi um 25 de Abril de 2006 diferente, podemos hoje ver a escola a funcionar em pleno, graças ao empenho e persistência da Associação de Pais, que com a colaboração de “todos os populares” da região puderam levar a sua luta a bom termo. Lamenta-se que ao fim de um ano, quer a Câmara, quer a Junta de Freguesia, não tenham estado do lado desta escola, nem tenham sequer falado no assunto ao longo de todo este tempo.

Hoje, relembramos que o 25 de Abril de 1974, foi de facto uma passagem histórica importante, pois graças a ela, podemos “bater o pé” e confrontar aqueles de quem discordamos. Não vamos ter uma manifestação neste 25 de Abril de 2007, mas vamos ter a lembrança, e sobretudo a esperança de não ser necessário trazer à memória este dia, de bandeira em punho. Nós temos o direito de discordar, opinar, sugestionar e até mesmo de dizer basta!

Parabéns ao povo corajoso de Manhouce, que soube fazer valer os seus direitos, e mostrou que apesar de ser da “parte baixa da billa”,  ele existe.

VIVA A LIBERDADE, VIVA MANHOUCE!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Administração às 00:01

6 comentários

De OLima a 25.04.2007 às 08:04

O 25 de Abril foi feito precisamente para issto: para dar ao Povo autonomia, para deixar o Povo pensar pela sua própria cabeça e, unido, arregaçar as mangas e fazer coisas úteis, boas para o seu futuro, mesmo que haja autarcas "distraídos", "esquecidos", etc.

De Laura a 25.04.2007 às 10:03

É para isto que serve o 25 de Abril, para dar voz ao povo. Manhouce provou aos autarcas mesquinhos e que se esqueceram do verdadeiro 25 de Abril que ele ainda está vivo. Não devemos cruzar os braços ao primeiro obstáculo, mas sim, seguir em frente e lutar pelos seus ideais , pela verdade, pela justiça e não deixar passar em branco as atrocidades que algumas pessoas querem fazer sem sequer dar oportunidade aos "mais fracos" de se pronunciarem. Parabéns, bom post , boa lembrança .

De Anónimo a 25.04.2007 às 14:06

A billa de baixo mostrou ao barbinhas que a democracia é para ser vivida. A escola de Manhouce ficará na história, e podem crer que ainda muita água irá correr pelo lago dos patos. Uma associação que se preze , faz mover mundo para alcançar a vitória. Viva a democracia.

De CRIANCICES a 25.04.2007 às 17:41

O 25 de Abril tem mesmo dessas coisas!
Viva o 25 de Abril!
Viva o kaskaedeskaska pois o 2º não existiria se não tivesse existido o 1º! obviamente

De Rottweiler a 25.04.2007 às 18:33

Os meus parabéns a todo povo de Manhoce , Arrifanenses , e a todas as crianças, que se deslocaram neste dia inesquecível que foi o 25 de Abril de 2006, porque neste dia, esta gente deslocou-se ao quartel da bila para explicar aos nossos Autarcas e não só a estes o verdadeiro significado do 25 de Abril. Biba Manhoce , Biba a Escola EB1 de Manhoce .Venha o centro escolar.

De Atento a 26.04.2007 às 09:17

Este homem teve o apoio do pobo e juntamente com alguns que sabem liderar (manif) levaram a bom porto a sua luta. Parabéns.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...