Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Dezembro 2006

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Pesquisar

 


A inspecção anda por aí

Segunda-feira, 04.12.06

(Inspectores preparados para a humidade)

Os contentores, ponto de discórdia para muitos, e quando digo muitos, refiro-me a pais, professores alunos, autarcas, partidos políticos, etc.

Sem dúvida que este assunto foi ponto de discussão, desde os grandes locais onde a politica é discutida, ao café da esquina onde discute o “pobo” os seus descontentamentos. Deixando um pouco de parte o problema da humidade dentro dos contentores, a falta de iluminação natural, o espaço reduzido para um bom trabalho de grupo, o pé direito inferior ao permitido por lei, a falta de capacidade a nível eléctrico para aguentar o ar condicionado a trabalhar, o frio, o calor, a tristeza de não se crescer numa escola de verdade, para falarmos de ensino de qualidade.

Esta semana que começa, é mais uma daquelas em que o ministério coloca no terreno, pessoas ditas qualificadas para leccionar uma data de disciplinas que complementam as mais ou menos 5 horas lectivas de um aluno. Ou seja, o ministério paga para termos a Escola a Tempo Inteiro. De facto, estas aulas facultativas, são para a ministra da educação, aulas a sério. Lembremos então os papás que inscreveram os seus filhos nestas actividades extracurriculares, que após a sua inscrição, têm direito a aulas que podem ir do Inglês à Música. Estas aulas, devem ser leccionadas por professores da área, qualificados para o efeito. Devo ainda acrescentar, que os meninos terão de cumprir, ou seja, não devem faltar, devem comportar-se como se tratasse de uma aula normal, devem ainda trabalhar para serem avaliados. Tirem os papás a ideia de que a Escola a Tempo Inteiro, é para “tomar conta de canalha”, se fosse para isso, continuaríamos a ter os infantários e os ATLs que o faziam muito bem. Pois é, devem estar a perguntar porque falo assim. Na verdade tive acesso a uma informação bastante pertinente, ou seja, soube que em Gaia já se iniciaram as visitas às escolas para inspeccionar a Escola a Tempo Inteiro, tal como aulas assistidas talvez por inspectores, nunca se sabe. O melhor é o professor estar bem preparado para receber estas possíveis visitas. Nada de ir para a escola “tomar conta de canalha”, lembrem-se que vão trabalhar.

Agora, reportando este assunto para a nossa terra eu pergunto: - Será que por cá a Escola a Tempo Inteiro está a funcionar bem?

Tenho algumas dúvidas, uma delas é se as condições físicas em que os professores destas áreas estão a trabalhar, são aquelas que a ministra quer. Será que poderá um inspector reclamar de uma aula de Música que está a ser leccionada num local completamente inapropriado para a disciplina em questão, como não haver quadro próprio, nem gravador ou instrumentos musicais, não ser possível a realização de jogos porque o espaço não o permite etc.

E se falarmos da Educação Física, podemos mostrar aos inspectores que nas freguesias da na nossa “Bilha” estas aulas são dadas em locais que… só visto mesmo, nem me atrevo a referir.

Mas para melhorar o conteúdo deste post, que tal falarmos dos professores, que aparentemente estão super motivados para este trabalho. Ganham muito bem, são bem acompanhados, bem qualificados e experientes. Não seja esta actividade nova no concelho para mostrarmos a experiência em projectos educacionais. Nada como contratar docentes para uma área que na realidade é de outra, esta é a mesmo a solução do desenrasque da nossa "cambra".

E que tal compararmos com S. João da Madeira? É melhor não, pois não quero correr o risco de ter aqui uma “pilha” de comentários quase a enforcarem-me porque falei da cidade vizinha.

Resta-nos esperar que por cá não passem os “Inspectores da Educação”, caso contrário Santa Maria da Feira será de novo notícia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por sednaa às 15:44

1 comentário

De Anónimo a 05.12.2006 às 14:36

Aqui pelas bandas da feira as actividades estão um espectáculo, o meu filho já disse que só de música vai na 3ª professora, nunca são os mesmos a dar aulas, é um verdadeiro espectáculo isto. Depois querem que os miúdos se portem bem com tanta instabilidade.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds