Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Carta Educativa a ser posta em prática…não em Arrifana!

Quarta-feira, 15.11.06

“O primeiro centro escolar de Oliveira de Azeméis vai começar a ser construído dentro de duas semanas na Freguesia de Carregosa e deverá abrir as portas a cerca de 120 alunos em Setembro do próximo ano, anunciou ontem o presidente da autarquia Ápio Assunção. Esta é a primeira infra-estrutura a ser construída no concelho de acordo com os princípios da Carta Educativa.” in Diário de Aveiro

 

Ao ler-se esta notícia detalhada no “Diário de Aveiro” ficamos decepcionados, desmotivados, desiludidos e tristes. Arrifana tem previsto na sua Carta Educativa um centro escolar para desta forma melhorar a qualidade de ensino e poder-se encerrar as escolas que funcionam pela metade. Não me parece que sejamos uma prioridade, calculo que num futuro muito próximo estaremos a ver a Associação de Pais de novo em luta pela continuidade da mesma.

Não acompanhei este caso desde o princípio, pois  não fazia parte do blog, mas de todas as leituras que fiz, concluí que por muito que se “alerte”, se “chame à atenção”, se “grite bem alto” que existem falhas em Arrifana, não seremos ouvidos. O caso “Escola de Manhouce” é sem dúvida relevante e de muita curiosidade para quem acompanha, e eu curioso como sou,  tenho lido tudo o que me foi disponibilizado por este blog assim como tentado esclarecimentos extra. Devo referir-vos que, para aqueles que estão de facto importados com o caso, irão ter muitas surpresas. A Escola em questão é um caso “bicudo”, com muitas “quezílias” pessoais à mistura, muitos conflitos de interesses, e sobretudo um caso que para muitos se intitula de “caso perdido”. Se há alguém interessado na continuidade desta escola, o melhor será preparem-se com “armas de fogo” de forma a poderem lutar de igual para igual.

Poderia começar pelo governo, mas acho pouco relevante dado que a DREN é também uma instância superior que tem imenso interesse em ver esta escola fechada, o CAE, é apenas um mero transmissor de informação, dali não levam nada, O AEAE (Agrupamento de Escola de Arrifana e Escapães) tem o caso atravessado na garganta e um interesse imenso na “vingança” pelas inspecções, pelo trabalho que teve de desenvolver para se defender e pela questão pessoal de se sentirem humilhados pela população; a “cambra” (Câmara de Santa Maria da  Feira), pelo facto de ter assumido publicamente e por várias vezes o encerramento da escola e   a JFA (Junta de Freguesia de Arrifana) pela descoberta de suas “carecas” na gestão da terra. Como já viram só se interessa pela continuidade da escola, a Associação de Pais, e o povo, sendo estas as duas instâncias mais baixas no que respeita ao poder e à credibilidade no governo. Mais uma vez, estes simples do povo merecem os parabéns por terem conseguido chegar tão longe, mas lembrem-se que não estão esquecidos e querem ver-vos derrotados.

Resta agora reunir pressupostos para continuar…

 

Depois de uma análise rápida à Carta educativa, verifiquei que as intenções são boas e estão divididas em quatro eixos importantes.

1º Eixo – Reabilitação do parque escolar

2º Eixo – Combate ao abandono e ao insucesso escolar

3º Eixo – Melhoria na qualidade de ensino

4º Eixo    Ampliar  a  procura  da  formação  ao  nível  secundário  e  adequar  as  formações  às necessidades

O que não parece bom é a contradição constante ao ler-se a carta, eu vou apenas mencionar dois dos pontos mais relevantes.

  -  substituição  dos  edifícios,  onde  funcionem  escolas  o    ciclo  ou  jardins- de-infância,  em pré-fabricados ou que se encontrem em mau estado

  -  Criação  e  condições  para  que  as  escolas  tenham  acesso  directo  a  instalações desportivas;

Não entendo então o porquê da existência de Contentores…

PARA ARRIFANA ESTÁ PREVISTO 1 CENTRO ESCOLAR NOVO COM 12 SALAS DO 1º CICLO

a)  Criar  uma  escola  com  dimensões  que  permitam  o  desenvolvimento  de  um  projecto  educativo  eficaz  e  favorecer  o  percurso  integrado  dos  alunos

b) Melhorar as condições existentes

c) Possibilitar o desenvolvimento do 1º ciclo em regime de horário normal

Autoria e outros dados (tags, etc)

por sednaa às 10:07

4 comentários

De Aborrecido a 15.11.2006 às 11:01

Sednaa concordo em absoluto com o post . É claríssimo como a água desde o início que a Escola de Manhouce vai levar ripeirada " mais cedo ou mais tarde, na minha opinião será já no final do ano escolar. Sem dúvida que a espinha está atravessada e conhecendo como conheço alguns dos intervenientes podem crer que não dormem sossegados enquanto não se virem ressarcidos da baixeza que tiveram de sofrer. É por demais óbvio que tudo se vai manter perfeitamente inalterável ad eternum ". Viu-se alguma movimentação para projectar o Centro Educativo? Viu-se alguma movimentação para definição do lugar de implantação? Viu-se alguma movimentação para aquisição de terrenos? Viu-se algo mais além da reabertura da Escola? Nada, rigorosamente nada mais foi feito daí que no virar da esquina lá vai a Escola voltar a fechar sem mais demandas. Político que se preze de o ser engendra-as no caruto de um pinheiro, olhem para o que vos digo. Político ressabiado é o diabo em figura de gente.

De Anónimo a 15.11.2006 às 12:53

Eis o que pode acontecer, escola de manhouce fechar...mas digo, políticos mandam mas povo que é povo também manda, e se o povo estiver na linha da frente como aconteceu o ano transacto, a escola só poderá fechar quando o centro escolar estiver de pé...espero que o povo mostre o seu descontentamento em relação a estes autarcas cegos e mudos, que não vêem que Carvalhosa não tem condições de arruamentos nem de salubridade ambiental, para terem certeza do que estou a falar desloquem-se ao local da carvalhosa em horas de recepção de alunos, e apreciem o ar puro que por lá existe, e depois façam comparação com o ar que se respira na área onde está implantada a escola de manhouce.

De Alguém a 15.11.2006 às 20:10

Penso que depois das promessas "eleitorais" podemos esperar tudo...depois das promessas do centro escolar, e o reforço de que a escola não fecharia até estar construido um centro escolar, são boatos pliticos, estratégias para calar a boca ao povo. Preparem-se, a escola vai dar luta, o povo tem de estar preparado para novas batalhas. Espera-se no entanto a união de todos.

De Eu a 17.11.2006 às 14:24

Carta educativa o que é? Esta pergunta é feita por muita gente, infelizmente muitas pessoas nem se deram ao trabalho de irem ao patronato saber um pouco mais, porque se tivessem ido hoje saberiam do que trata e estariam mais preocupadas com o futuro da educação no nosso concelho.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...