Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Vigília à porta do Ministério…

Terça-feira, 07.11.06

A “guerra” entre Ministério e Professores continua, tal como vos disse em postes anteriores, esta luta está para durar. O descontentamento está a chegar às populações que começam a ver a qualidade do ensino a diminuir e a preocupação surge nas mentes dos pais. Para aqueles que têm vivido este assunto à margem, devem começar a pensar em ficar atentos ao desenrolar dos acontecimentos, até porque também diz respeito à população em geral.

Não são só os professores os atingidos com esta proposta do governos, todas as crianças que frequentam o ensino em Portugal começam a ver a sua vida afectada pelo descontentamento de quem trabalha com eles todos os dias. Volto a repetir, um professor desmotivado é um mau exemplo para a saúde psíquica de qualquer criança. Pensem nos vossos filhos, vivam esta situação e ajudem na resolução dos problemas das escolas.

Os sindicatos de professores decidiram, ontem, segunda-feira, realizar uma vigília junto ao Ministério da Educação, entre as 11:00h do dia 15 e as 12:00h de 17, num protesto contra a proposta de revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), noticia a agência Lusa.

“Esta vigília tem como objectivo protestar contra tão grave proposta de revisão do Estatuto da Carreira Docente e o atentado que a mesma significa à profissão docente e à própria escola pública”, afirmou, em declarações à Lusa, Mário Nogueira, porta-voz da plataforma que reúne catorze sindicatos do sector.

De acordo com o responsável, a plataforma vai formalizar quarta-feira o pedido de negociação suplementar do ECD e solicitar «de imediato» pareceres a diversos constitucionalistas sobre o documento que a tutela quer aplicar a partir de 1 de Janeiro.

A polémica negociação, que teve início no final de Maio, terminou terça-feira sem ter sido alcançado qualquer acordo entre o Ministério da Educação (ME) e os sindicatos, num processo em que os professores acusaram a tutela de «intransigência e inflexibilidade».

A divisão da carreira em duas categorias (professor e professor titular) e a introdução de quotas para aceder à segunda e mais elevada, são os aspectos mais contestados pelos docentes, assim como a avaliação de desempenho dependente de critérios como os resultados escolares e as taxas de abandono dos alunos.

Apesar de ter terminado o processo negocial, a legislação prevê a possibilidade de ser aberto um período suplementar de negociação, a pedido das estruturas sindicais, «para resolução de conflitos» que persistam depois de terminado o processo normal.

Além da vigília, os catorze sindicatos, decidiram ainda realizar no dia 17 de Novembro um Plenário Nacional de Professores e Educadores, em local a definir, seguido de um cordão humano até ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, onde será entregue um abaixo-assinado com cerca de 60 mil assinaturas, segundo Mário Nogueira.

Já no dia 22, será distribuído um comunicado em todas as sedes de concelho, uma vez que a luta não é só dos professores mas também das populações, já que a proposta de revisão do ECD «desvaloriza a qualidade de ensino e põe em causa o funcionamento das escolas».

A Plataforma Sindical volta a reunir dia 23 de Novembro, para avaliar o processo de negociação suplementar e para aprovar novas lutas e protestos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por sednaa às 10:53

1 comentário

De Anónimo a 08.11.2006 às 23:09

Amanhã e sexta é dia de não produzir para a função pública - greve

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...