Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Os roubos nas escolas

Sábado, 04.11.06
Secundária José Estêvão:
Alunos roubados na escola
 
“Foi furtado um saco com os valores dos alunos de uma aula de Educação Física da Escola Secundária José Estêvão, de Aveiro, durante a manhã de ontem, que se encontrava numa gaveta fechada à chave.
 Carteiras de documentos, telemóveis, pequenas quantias em dinheiro, e pelo menos uma máquina fotográfica, encontravam-se dentro do saco de valores. Os valores deixaram de ficar no balneário, por razões de segurança, e até ontem o sistema era seguro. Antes de seguirem para a aula, deixavam os valores num saco que era depositado numa gaveta. Quando voltaram da aula e se dirigiram para recuperar as suas coisas, detectaram que tinham sido furtadas. A gaveta que estava fechada foi arrombada e o saco com os valores desapareceu. O presidente do conselho Executivo, Alcino Carvalho, não adiantou pormenores ao Diário de Aveiro sobre o furto, preferindo «aguardar pela investigação policial» que se encontra sob a responsabilidade da Investigação Criminal em conjunto com os elementos da Escola Segura. Segundo o Comissário Sérgio Loureiro a PSP está a tentar apurar em conjunto com o Conselho Executivo da escola, as circunstâncias em que ocorreu o furto, assim como detectar os responsáveis. Poderão colocar-se duas possibilidades, quanto à autoria do furto. Será alguém do exterior da escola ou do interior. Poderá ser mais provável a segunda hipótese dado que as entradas no estabelecimento são controladas.”J.P.
 
De facto começamos a ler diariamente notícias que nos mostram como está o sistema educativo em Portugal. Não quero com tudo isto culpabilizar, professores, executivos, ou mesmo sistema central, mas sim impor culpas nos encarregados de educação destas crianças e jovens que serão os futuros homens do amanhã. É de constatar frequentemente este tipo de situações nas escolas, os pequenos furtos levam aos grandes roubos. É claro que foi feito por alunos da escola, alunos estes que conhecem bem o funcionamento do sistema interno do estabelecimento de ensino, que conhecem bem cada canto do edifício. São estas ditas “pessoas” que estamos a educar todos os dias. Escrevo este pequeno artigo, como forma de alertar os pais para a sociedade que estamos a criar, alertar para um maior cuidado a ter, responsabilizando os filhos pelos seus actos. Precisamos melhorar o sistema educativo e ao mesmo tempo exigir dos que o frequentam uma maior disciplina, um maior respeito e uma maior responsabilidade. Quando a escola passa a local de roubo, de má educação, de desrespeito pelos mais velhos, de local onde se pode fazer de tudo, como fumar, beber, praticar actos menos próprios para o local, digamos que nos excedemos. Vamos exigir dos p+professores, do sistema educativo, dos que trabalham diariamente com esta geração, uma maior vigilância, um maior cuidado e uma denúncia mais frequente. As nossas crianças precisam ser controladas, e não excessivamente mimadas. Para isto a responsabilidade terá de ser intrínseca ao desenvolvimento social, harmonioso e psíquico de cada ser humano. Não pensem que por se ser criança pode-se fazer de tudo. Pais, acordem para a realidade, "o mundo está a ficar perdido” e são vocês quem o diz diariamente.
Bom fim-de-semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por sednaa às 00:47

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds