Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Pesquisar

 


Os roubos nas escolas

Sábado, 04.11.06
Secundária José Estêvão:
Alunos roubados na escola
 
“Foi furtado um saco com os valores dos alunos de uma aula de Educação Física da Escola Secundária José Estêvão, de Aveiro, durante a manhã de ontem, que se encontrava numa gaveta fechada à chave.
 Carteiras de documentos, telemóveis, pequenas quantias em dinheiro, e pelo menos uma máquina fotográfica, encontravam-se dentro do saco de valores. Os valores deixaram de ficar no balneário, por razões de segurança, e até ontem o sistema era seguro. Antes de seguirem para a aula, deixavam os valores num saco que era depositado numa gaveta. Quando voltaram da aula e se dirigiram para recuperar as suas coisas, detectaram que tinham sido furtadas. A gaveta que estava fechada foi arrombada e o saco com os valores desapareceu. O presidente do conselho Executivo, Alcino Carvalho, não adiantou pormenores ao Diário de Aveiro sobre o furto, preferindo «aguardar pela investigação policial» que se encontra sob a responsabilidade da Investigação Criminal em conjunto com os elementos da Escola Segura. Segundo o Comissário Sérgio Loureiro a PSP está a tentar apurar em conjunto com o Conselho Executivo da escola, as circunstâncias em que ocorreu o furto, assim como detectar os responsáveis. Poderão colocar-se duas possibilidades, quanto à autoria do furto. Será alguém do exterior da escola ou do interior. Poderá ser mais provável a segunda hipótese dado que as entradas no estabelecimento são controladas.”J.P.
 
De facto começamos a ler diariamente notícias que nos mostram como está o sistema educativo em Portugal. Não quero com tudo isto culpabilizar, professores, executivos, ou mesmo sistema central, mas sim impor culpas nos encarregados de educação destas crianças e jovens que serão os futuros homens do amanhã. É de constatar frequentemente este tipo de situações nas escolas, os pequenos furtos levam aos grandes roubos. É claro que foi feito por alunos da escola, alunos estes que conhecem bem o funcionamento do sistema interno do estabelecimento de ensino, que conhecem bem cada canto do edifício. São estas ditas “pessoas” que estamos a educar todos os dias. Escrevo este pequeno artigo, como forma de alertar os pais para a sociedade que estamos a criar, alertar para um maior cuidado a ter, responsabilizando os filhos pelos seus actos. Precisamos melhorar o sistema educativo e ao mesmo tempo exigir dos que o frequentam uma maior disciplina, um maior respeito e uma maior responsabilidade. Quando a escola passa a local de roubo, de má educação, de desrespeito pelos mais velhos, de local onde se pode fazer de tudo, como fumar, beber, praticar actos menos próprios para o local, digamos que nos excedemos. Vamos exigir dos p+professores, do sistema educativo, dos que trabalham diariamente com esta geração, uma maior vigilância, um maior cuidado e uma denúncia mais frequente. As nossas crianças precisam ser controladas, e não excessivamente mimadas. Para isto a responsabilidade terá de ser intrínseca ao desenvolvimento social, harmonioso e psíquico de cada ser humano. Não pensem que por se ser criança pode-se fazer de tudo. Pais, acordem para a realidade, "o mundo está a ficar perdido” e são vocês quem o diz diariamente.
Bom fim-de-semana.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por sednaa às 00:47

4 comentários

De Anónimo a 04.11.2006 às 16:01

Infelizmente roubos é o que mais há, começando pelos adultos, estamos habituados a ver os ciganos a roubar pelas lojas, os adultos a porem os putos a pedir ás portas dos supermercados e quando n levam dinheiro para casa vão roubar alguma coisa, se não se tem cuidado temos os garotos bem crescidinhos a entrarem pelas casas para roubar. Aqui na Zona ultimamente tem havido muitos roubos feitos por adolescentes, parece uma coisa normal. As escolas já foram assaltadas montes de vezes e quem lá vai sabe o que vai buscar. Neste caso não tenho dúvidas que tenham sido alunos da escola, depois vão vender as merdices para comprar tabaco ou droga, infelizmente as escolas já são um local de maus vícios, é a sociedade que nós criamos. Antigamente era fome a mais, mas as nossas casas estavam abertas para os vizinhos entrarem , no meu tempo íamos à loja e ficava a casa aberta, agora de o fizermos chegamos a casa e não temos nada. Se deixarmos o carro aberto para tomar um café ficamos sem carro, não há estabilidade mental nas pessoas, fazem tudo em função de um vicio. Agora pergunto o que podemos fazer?

De eu a 05.11.2006 às 11:53

Roubos são as maiores queixas das escolas, principalmente entre alunos, não é novidade. Isto reflecte a educação dos nossos jovens, a crise instalada de não poder ter-se aquilo que se quer, então há que arranjar de outra forma, reflecte a sociedade materialista em que nos envolvemos.

De Anónimo a 05.11.2006 às 12:38

Eu abstenho-me na votação, cada cidadã deve pensar e reflectir mediante a sua consciência...para além de tudo isto é puramente político.

De Anónimo a 05.11.2006 às 13:27

Penso que este comentário não pertence a este post.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...