Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Outubro 2006

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Pesquisar

 


Deixem o pássaro voar...

Sábado, 21.10.06

A escola privada com melhor classificação nos exames nacionais de 11º e 12 anos é do Porto. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e posteriormente analisados pela agência Lusa.

“Com média de 14,2 valores, o Externato Horizonte, do Porto, é a melhor. Em declarações ao PortugalDiário, Anita Ribeirinho Machado, presidente do Conselho Executivo desta escola só de raparigas, explicou as razões do sucesso. A maioria das alunas ingressa no estabelecimento com apenas 3 anos e só sai após o 12º ano. Durante todo o percurso escolar, são acompanhadas por preceptoras, normalmente professoras da turma, que, juntamente com as alunas elaboram metas, objectivos, horários de estudo. Desta forma «a aluna sente-se protagonista da sua educação e tem o acompanhamento de que necessita, mas sempre com a consciência de que é a própria aluna que tem de trabalhar», disse a responsável. Com turmas que não ultrapassam os 12 elementos, o Externato Horizonte é por vezes procurado por alunas que têm como objectivo ingressar em cursos com médias elevadas, como medicina. Além de estar apenas destinado à educação feminina, o estabelecimento também não é acessível a todas as bolsas, já que frequentar todos os níveis pode custar cerca de 45 mil euros.”

 

Estão aqui algumas das diferenças que fazem essa mesma diferença. Como podemos nós ter sucesso, médias altas, se as turmas no ensino público, para além de serem mistas com todo o tipo de alunos e sem querer discriminar nem dizer aqui que a selecção deveria ser feita, estas têm sempre mais de 21 alunos. Entre estes existem os que nada querem fazer, os que não têm metas a alcançar, os que apenas vão à escola porque são obrigados, etc. Como podem os que realmente querem estudar, conseguir fazer um bom trabalho numa turma grande, com mau comportamento, com professores desmotivados e sem condições de trabalho, com pais que apenas depositam os filhos na escola, sem apoios educativos, sem Directores de Turma que possam acompanhar os seus alunos, de forma a serem nada mais nada menos que um preceptor, que juntamente com os alunos estabeleça essas ditas metas? Como pode um professor fazer um bom trabalho quando tem apenas cerca de 1h por semana para estar com os seus alunos de forma a criar laços de afectividade e mostrar que está ali para ajudar o aluno, se na realidade está essa hora com mais e muito mais de vinte alunos…. De facto é preciso repensar no ensino e criar condições de sucesso. Por exemplo, acabar com as turmas mistas no 1º ciclo, reduzir o número de alunos das turma, estabelecer horas para acompanhamento dos mesmos, motivar os professores para desenvolverem este trabalho com empenho, é preciso pagar para se trabalhar.

Podermos ler que existem escolas motivadas, com condições de trabalho e com sucesso é uma alegria, pena serem tão poucas e apenas para alguns.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por sednaa às 14:38

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds