Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




calendário

Setembro 2006

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Escola a tempo inteiro

Segunda-feira, 11.09.06

 

Não sou professor, nem queria ser, disso não tenho a menor dúvida, dado que esta classe está a sofrer a indiferença de todos. A escola como era no antigamente, não era de certo uma boa escola, mas como está no momento continua a não ser uma boa escola.

Ao conversar com alguns professores e agora ao ler o Terras da Feira, não consegui resistir a deixar aqui a minha opinião, muito pessoal e da qual aceito todas as críticas, pois o que há mais hoje em dia são opiniões.

A escola a tempo inteiro – uma mais valia na evolução escolar, sem dúvida, pena que as pessoas a vejam como mais uma forma de “abandonar os filhos”. O presidente da FPAFeira, José Manuel Barros, diz que “Há docentes, não todos, que não acreditam na escola a tempo inteiro…” compreensível, não sejam as más condições de trabalho em que vão leccionar alguns desses professores as suas horas lectivas e ainda terem de “gramar” com mais umas horas na escola, nessas mesmas condições, ou mesmo terem de deslocar-se a outros locais como patronatos, ATLs ou salas improvisadas para o efeito, como os pré-fabricados, realizando horas de estudo acompanhado assim como supervisionando actividades extracurriculares. Isto não é boa condição para professores e alunos. Quando uma grande parte das escolas estão a cair, com salas recheadas de materiais de há vinte anos atrás, com água da chuva a entrar pelos telhados, frio pelas janelas, instalações eléctricas danificadas, etc. Quando as turmas se aumentaram para um grande número de alunos, com dois ou mais anos de escolaridade e com necessidades educativas especiais sem apoio, só para poderem ter o mínimo de desdobramentos possíveis e só para fazer face a um projecto de escola a tempo inteiro. Pergunto: - Será que vale a pena? Será que desta forma o sucesso vai aumentar? Mantendo as crianças desde as oito horas da manhã até às oito horas da noite fora de casa é o mais correcto? Afinal quem são os primeiros educadores? Deixaram de ser os pais e passaram a ser os professores, os monitores de actividades e as auxiliares das escolas? Há pessoas que se calhar ainda não se aperceberam que as turmas mistas (aquelas que têm dois ou mais anos de escolaridade) têm apenas um professor para leccionar no tempo indicado para um ano, dois ou três anos de escolaridade. Que muitas vezes saem da escola “tristes”, porque na realidade não conseguiram fazer um bom trabalho, dada a dificuldade que é trabalhar assim. No entanto ainda têm de ter cabeça para actividades extracurriculares, supervisão, correcção de fichas de trabalho, planificação de aulas, realização e correcção de fichas de avaliação, atendimento a pais, reuniões e mais reuniões e claro a vida familiar como toda a gente. Hoje um professor é mais um “desgraçado” sem valor, e até mesmo o que quer trabalhar bem não consegue.

Não digam que os professores estão a mostrar resistência à escola a tempo inteiro, porque não é verdade, pelo que me parece, estão apenas resistentes a terem de trabalhar muito mais em más condições. Dêem condições e vão ver que eles serão os primeiros a dar a cara. Eu estou do lado deles, pois gosto de ver as crianças felizes e contentes por irem à escola, mas ouço muitos miúdos dizerem que a escola é uma seca, que não tem nada de interessante, que é velha…observem a “Fernando Pessoa” com mais dez turmas em relação ao ano passado, acham que isto vai melhorar? O mesmo número de salas, a mesma cantina, as mesmas condições para mais cerca de 200 alunos em relação ao ano transacto… A minha filha ainda não entrou para a escola, mas vou escolher a escola para ela e se não me deixarem, serei o primeiro a denunciar o estado degradante em que se encontrar a escola para onde a mandarem. Temos direito a escola gratuita, mas também temos direito a condições dignas. Os pais devem por obrigação olhar pelo bem estar dos seus filhos e para isso devem colaborar com a escola.

De facto, nem pensar em ser professor!

By Lucas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por sednaa às 16:08

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Comentários recentes

  • Anónimo

    Este paraquedista so falou da zona de lazer de Aze...

  • Anónimo

    APOIADO NO QUE AFIRMASMUITO OBRIGADO

  • Anónimo

    Acham que esse candidato deveria ter ganho? Para u...

  • Anónimo

    TU DEVES SER MAIS QUE PARVO, OU TENS UM RABO MUITO...

  • Anónimo

    comentário do dia das eleições, só falta o padre d...

  • Gertrudes Pinheiro

    Olá Kaskaedeskaska a Banana!Alguém me sabe dizer q...

  • Anónimo

    Os ratos fugiram. Vão ter que mentir e depois resp...

  • Anónimo

    vai haver festa

  • Anónimo

    Fiquei CHOCADA com a falta de informação deste com...

  • Anónimo

    Tudo seria fácil se o senhor Delfim Silva tivesse ...






subscrever feeds